sicnot

Perfil

Mundo

Um morto e dezenas de feridos em protestos na Venezuela

Andres Martinez Casares / Reuters

Uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas nos confrontos entre as forças de segurança e manifestantes, que bloquearam várias ruas em protesto contra o projeto de Assembleia Constituinte do Presidente Nicolas Maduro

O Ministério Público venezuelano anunciou na rede Twitter estar a investigar "a morte de um jovem de 16 anos durante uma manifestação" na localidade de La Isabelica, no norte do país.

Nove militares ficaram feridos em diferentes pontos do país, informou Sergio Rivero, comandante da guarda nacional venezuelana.

Com barricadas feitas de cordas, veículos, árvores e detritos, os chamados "antichavistas" [numa referência a Hugo Chavez, presidente entre 1999 e 2013] participaram num "grande bloqueio" para exercer pressão no governo e mobilizar a população.

"Este povo decidiu avançar com a luta pela liberdade. Domingo, teve lugar o ato de desobediência civil mais importante da história da Venezuela", disse Freddy Guevara, vice-presidente do parlamento, controlado pela oposição, durante uma operação de bloqueio em Caracas.

A oposição planeia uma consulta popular simbólica sobre a Assembleia Constituinte a 16 de julho.

Desde o início da vaga de protestos, há mais de três meses, 93 pessoas morreram.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.