sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano proíbe hóstias sem glúten e quer vinho puro

Dave Kaup

As hóstias sem glúten vão passar ser proibidas na Igreja Católica. O Vaticano adianta que este tipo de hóstias são inválidas na Eucaristia, uma vez que não são puras. A medida foi instaurada a pedido do Papa Francisco, numa carta enviada aos bispos, que adiantou também que o vinho tem de ser puro e não pode estar misturado com outras substâncias.

Numa carta enviada aos bispos, o cardinal Robert Sarah afirma, no entanto, que as hóstias podem ter baixos níveis de glúten. Contudo, o cardinal adianta que, neste caso, o trigo deve conter proteínas suficientes para as hóstias serem feitas sem aditivos.

Segundo a BBC, a nova regra foi instaurada porque as hóstias são agora vendidas em supermercados e na internet, acabando por perder a pureza defendida pelo Vaticano.

Fernando Llano

A Igreja Católica acredita que as hóstias e o vinho - servidos durante a Eucaristia - serão convertidos no corpo e no sangue de Jesus Cristo.

O vinho tem também de ser "natural, vindo do sumo da uva, puro e incorrupto, e não misturado com outras substâncias", de acordo com a carta enviada aos bispos, que adianta ainda que as novas regras foram um pedido do Papa Francisco.

  • Seca contribui para a redução de nutrientes no mar e está a afetar a pesca
    2:11
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44