sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano proíbe hóstias sem glúten e quer vinho puro

Dave Kaup

As hóstias sem glúten vão passar ser proibidas na Igreja Católica. O Vaticano adianta que este tipo de hóstias são inválidas na Eucaristia, uma vez que não são puras. A medida foi instaurada a pedido do Papa Francisco, numa carta enviada aos bispos, que adiantou também que o vinho tem de ser puro e não pode estar misturado com outras substâncias.

Numa carta enviada aos bispos, o cardinal Robert Sarah afirma, no entanto, que as hóstias podem ter baixos níveis de glúten. Contudo, o cardinal adianta que, neste caso, o trigo deve conter proteínas suficientes para as hóstias serem feitas sem aditivos.

Segundo a BBC, a nova regra foi instaurada porque as hóstias são agora vendidas em supermercados e na internet, acabando por perder a pureza defendida pelo Vaticano.

Fernando Llano

A Igreja Católica acredita que as hóstias e o vinho - servidos durante a Eucaristia - serão convertidos no corpo e no sangue de Jesus Cristo.

O vinho tem também de ser "natural, vindo do sumo da uva, puro e incorrupto, e não misturado com outras substâncias", de acordo com a carta enviada aos bispos, que adianta ainda que as novas regras foram um pedido do Papa Francisco.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.