sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano proíbe hóstias sem glúten e quer vinho puro

Dave Kaup

As hóstias sem glúten vão passar ser proibidas na Igreja Católica. O Vaticano adianta que este tipo de hóstias são inválidas na Eucaristia, uma vez que não são puras. A medida foi instaurada a pedido do Papa Francisco, numa carta enviada aos bispos, que adiantou também que o vinho tem de ser puro e não pode estar misturado com outras substâncias.

Numa carta enviada aos bispos, o cardinal Robert Sarah afirma, no entanto, que as hóstias podem ter baixos níveis de glúten. Contudo, o cardinal adianta que, neste caso, o trigo deve conter proteínas suficientes para as hóstias serem feitas sem aditivos.

Segundo a BBC, a nova regra foi instaurada porque as hóstias são agora vendidas em supermercados e na internet, acabando por perder a pureza defendida pelo Vaticano.

Fernando Llano

A Igreja Católica acredita que as hóstias e o vinho - servidos durante a Eucaristia - serão convertidos no corpo e no sangue de Jesus Cristo.

O vinho tem também de ser "natural, vindo do sumo da uva, puro e incorrupto, e não misturado com outras substâncias", de acordo com a carta enviada aos bispos, que adianta ainda que as novas regras foram um pedido do Papa Francisco.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.