sicnot

Perfil

Mundo

Ataques do grupo Boko Haram causam 19 mortos no norte da Nigéria

Pelo menos 19 pessoas morreram numa série de ataques provocados por bombistas suicidas pertencentes ao grupo extremista Boko Haram, numa cidade no norte da Nigéria, anunciaram esta quarta-feira as autoridades.

De acordo com o comissário da polícia do estado de Borno, Damian Chukwu, 23 pessoas ficaram feridas nestes ataques, perpetrados nesta terça-feira à noite na cidade de Maiduguri, local da insurgência do movimento Boko Haram.

Dos 19 mortos, 12 pertenciam a uma força civil de autodefesa, afirmou o comissário.

O porta-voz da força civil de autodefesa, Danbatta Bello, revelou que pelo menos um dos bombistas suicidas era uma mulher e que os ataques se direcionaram especificamente aos seus colegas enquanto estes estavam de serviço.

No ano passado o governo nigeriano declarou "ter esmagado" o grupo radical, mas os ataques continuam a ocorrer e cifram-se em mais de 20.000 as mortes atribuídas ao grupo extremista desde o seu surgimento.

Lusa

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15