sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 80 mil deslocados na República Democrática do Congo em seis dias

Robert Carrubba

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou esta quarta-feira que nos últimos seis dias houve 80 mil pessoas deslocadas na fuga aos combates entre as milícias e o exército, no leste da República Democrática do Congo (RDC).

"Mais de 80 mil pessoas fugiram das suas casas nos dias a seguir aos combates entre o exército e as milícias Mai Mai", disseo chefe de missão da ONU na RDC, Maman Sidikou, em declarações à AFP.

A 29 de junho, eclodiram os combates entre o exército e as milícias, que assumiram o controlo de quatro cidades num dia, havendo a registar a morte de pelo menos doze pessoas.

"Estamos muito preocupados com essas pessoas, que são atiradas para as estradas, pessoas que vivem com medo", acrescentou o responsável.

Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19