sicnot

Perfil

Mundo

14 mortos em duplo atentado no norte dos Camarões

Stringer .

Pelo menos 14 pessoas morreram e 30 ficaram feridas na noite de quarta-feira num duplo atentado em Waza, no extremo norte dos Camarões, divulgou hoje um responsável da administração local.

O balanço dos ataques é de "16 mortos (14 civis e dois bombistas suicidas) e cerca de 30 feridos", disse o mesmo responsável, contactado por via telefónica pela France-Presse, sob condição de anonimato.

"A situação de alguns feridos é bastante grave", declarou, acrescentando ainda que muitos foram transferidos para a cidade de Mora.

A mesma fonte explicou que os dois bombistas suicidas entraram em restaurantes e bares, locais movimentados, e fizeram-se explodir às 22:30 (21:30 TMG).

"A cidade está bloqueada (pelas forças de segurança)" e "ninguém entra ou sai", afirmou.Na região do norte dos Camarões ocorrem com frequência ataques do grupo extremista Boko Haram.

A ameaça de violência atribuída ao grupo radical contribui para o aumento do isolamento da região, muito procurada pelos turistas no passado.

Em 2014, dez trabalhadores chineses foram sequestrados na cidade num ataque reivindicado pelo Boko Haram e saíram em liberdade após cinco meses de cativeiro.

Lusa

  • Proteção Civil passa a ter Secretaria de Estado
    1:13

    País

    O Governo criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que vai ser liderada por José Artur Tavares Neves. Esta é a principal novidade da remodelação governamental que envolve quatro Secretários de Estado, dois deles foram reconduzidos nos cargos.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC