sicnot

Perfil

Mundo

China envia militares para primeira base militar além-fronteiras

China Stringer Network

A China enviou esta quarta-feira soldados para a primeira base militar do país além-fronteiras. Esta base fica em Djibouti, no Corno de África.

A China afirma que a base servirá para apoiar missões antipirataria, de manutenção da paz e de assistência humanitária em África e na Ásia Ocidental, mas as intenções estratégicas de Pequim também passam pela cooperação militar, uma vez que Estados Unidos, Japão, França e vários outros países já têm bases militares no Djibouti.

Ao longo dos últimos anos, a participação de navios chineses em patrulhas internacionais antipirataria no Mediterrâneo tem permitido ao país resgatar milhares de cidadãos chineses em países em guerra, como a Líbia ou o Iémen.

  • Incêndios causaram 76 feridos no espaço de uma semana
    0:34

    País

    No espaço de uma semana, 76 pessoas ficaram feridas, incluindo seis com gravidade, durante os incêndios florestais. Na conferência de imprensa desta tarde, a Proteção Civil explicou que há cinco planos municipais de emergência ativos por causa das chamas.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.