sicnot

Perfil

Mundo

Macron afirma que "nada separará nunca" a França e os EUA

Charles Platiau

O Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou, hoje, que "nada separará nunca" a França e os Estados Unidos, depois de agradecer o apoio norte-americano na Primeira Grande Guerra, no tradicional desfile militar do dia da Bastilha.

França encontrou na sua história "aliados seguros, amigos que vieram em nossa ajuda" e "os Estados Unidos da América são desses", por isso "nada separará nunca" os dois países, disse Macron no discurso que pronunciou na tribuna oficial.

Macron falava ao lado do Presidente norte-americano, Donald Trump, convidado a assistir ao desfile do Dia Nacional de França, por ocasião do 100.º aniversário da entrada dos EUA na I Guerra Mundial.

"A presença, hoje, ao meu lado, de Donald Trump e da sua mulher é sinal de uma amizade que atravessa o tempo", afirmou.

Lusa

  • Trump e Merkel em Paris no dia da Bastilha
    1:53

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump e a Chanceler alemã, Angela Merkel, estão ambos em Paris, para participar nas comemorações do 14 de julho, a data que assinala a tomada da Bastilha, em 1789.Durante a manhã, a Primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, visitou um hospital pediátrico da capital francesa, enquanto a chanceler alemã encontrou-se com o Presidente Emmanuel Macron, numa mini-cimeira que acontece na véspera do 1º aniversário do atentado em Nice, que matou 86 pessoas. Em Paris, a segurança voltou a ser reforçada, com mais de 10.000 polícias nas ruas.

  • Trump elogia "boa forma" da mulher de Macron
    0:17

    Mundo

    Donald Trump chegou esta quinta-feira a Paris para um encontro com o homólogo Emmanuel Macron. Contudo, não foi a visita em si que deu que falar, mas sim os elogios que o Presidente norte-americano dirigiu a Brigitte Macron. "Estás em muito boa forma", foram as palavras usadas por Trump.

  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de um dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projeto prevê a possilidade de o trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.