sicnot

Perfil

Mundo

Turquia lança artilharia contra milícias curdas a noroeste de Alepo

(Arquivo)

Omar Sanadiki

O exército turco lançou este sábado uma barragem de artilharia sobre zonas a noroeste da cidade síria de Alepo controladas por milícias curdas, afirmaram o Observatório Sírio dos Direitos Humanos e os curdos.

O bombardeamento atingiu as aldeias rurais de Qatmah e Qestel Yindo, onde estão as auto-designadas unidades de proteção do povo, e fez um número não divulgado de feridos e danos materiais em casas e campos agrícolas.

Os curdos afirmam ter morto três soldados turcos e ferido outros quatro em combates que se seguiram ao ataque.

A artilharia turca já disparou várias vezes contra zonas sob controlo curdo, o que levou dezenas de milhares de pessoas no enclave curdo na Síria de Afrin a manifestarem-se contra os ataques.

A Turquia considera as unidades turcas como terroristas pelas suas ligações ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão e afirma que está a responder a ataques prévios que sofreram as suas forças.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15