sicnot

Perfil

Mundo

Israel reabre Esplanada das Mesquitas em Jerusalém

Ronen Zvulun

A Esplanada das Mesquitas, local de culto em Jerusalém, é hoje reaberta gradualmente. O Governo israelita encerrou o espaço no seguimento de um ataque na sexta-feira que resultou na morte de dois polícias e dos atacantes, abatidos pelas autoridades.

As autoridades israelitas decidiram fechar, na Cidade Velha de Jerusalém, um local de culto do local conhecido pelos muçulmanos como Santuário Nobre e pelos judeus como Monte do Templo, após o ataque em que três devotos muçulmanos mataram a tiro dois agentes da polícia israelita, tendo depois sido abatidos no local.

Durante a madrugada de hoje, a polícia levou a cabo uma operação de averiguações no local, tendo instalado detetores de metal nas entradas e mais câmaras de segurança, para garantir que não haverá mais armas introduzidas ilegalmente no recinto.

O ataque desencadeou uma rara conversa telefónica entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, que condenou o ataque e defendeu a reabertura deste local de culto.
No sábado, dirigentes do Hamas em Gaza apelaram aos palestinianos para atacarem as forças israelitas, considerando o encerramento do local como "guerra religiosa".

Lusa

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05