sicnot

Perfil

Mundo

Turquia tem de respeitar valores europeus se quiser entrar na UE, avisa Juncker

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apelou hoje à Turquia para que respeite os valores democráticos se quiser entrar um dia na União Europeia, um dia após o Presidente turco fazer ameaças aos golpistas.

"Um ano após a tentativa de golpe de Estado, a mão da Europa continua estendida", escreveu Juncker num texto publicado pela edição de hoje do jornal alemão Bild, numa altura em que as negociações para a adesão da Turquia à UE estão há vários anos num impasse.

No entanto, o presidente da Comissão Europeia acrescentou que, em troca, "a Turquia tem de demonstrar claramente a sua vontade de ser europeia e assumir de forma decidida os valores europeus fundamentais".

"Uma União dos direitos humanos, da liberdade de imprensa e do Estado de direito não é, por exemplo, compatível com a prisão em isolamento de jornalistas sem uma acusação judicial", afirmou Juncker, numa referência ao caso de um jornalista germano-turco, Deniz Yücel, acusado por Ancara de apoio ao terrorismo.

No sábado, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, comemorou o primeiro aniversário da tentativa de golpe de Estado com a promessa de "arrancar a cabeça aos traidores".

O Governo turco tem acusado a rede do predicador islamita Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos desde 1999, de ter organizado o golpe de Estado de julho de 2016 e desencadeou uma repressão sem precedentes contra os alegados membros desta organização.

De acordo com os números de organizações independentes, desde o golpe já foram despedidas 138.148 pessoas (funcionários públicos, professores, académicos, juristas, militares), e registadas mais de 115.000 detenções e cerca de 55.000 prisões efetivas.

Quase 2.100 escolas e universidades foram encerradas, 3.271 académicos perderam o emprego, 4.424 juízes e procuradores foram demitidos, 149 media (incluindo informáticos) foram fechados e 269 jornalistas detidos.

Lusa

  • Sporting quase nos oitavos da Liga Europa

    Desporto

    O Sporting procura hoje alcançar o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, na receção aos cazaques do Astana, em contraponto com o Sporting de Braga, que enfrenta uma árdua tarefa frente ao Marselha. O jogo Sporting-Astana tem transmissão em direto na SIC, online e mobile às 18:00.

    Aqui às 18:00

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Hospital abandonado com equipamentos dentro em Vila Franca de Xira 
    4:41

    País

    O antigo Hospital de Vila Franca de Xira, encerrado há quase cinco anos, está ao abandono ainda com parte do material de saúde, como máquinas, camas, cadeiras ou macas. A SIC teve acesso a várias imagens que mostram o estado em que os equipamentos se encontram, bem como sinais de vandalismo e de assaltos.

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC