sicnot

Perfil

Mundo

Mulher esqueceu-se de 27 lentes de contacto...no olho

Jeff Chiu

Uma britânica de 67 anos dirigiu-se ao hospital Solihull, em Birmingham, no Reino Unido, para uma operação às cataratas. Foi aí que os médicos descobriram que a idosa tinha uma massa azul a cobrir um dos olhos, massa essa que era nada mais nada menos do que um conjunto de 27 lentes de contacto descartáveis.

A paciente usava lentes de contacto há 35 anos e nunca pensou que o desconforto que sentia nos olhos se devia ao uso de lentes, mas sim por ter os olhos secos e cansados. Cada vez que a mulher pensava que tinha perdido uma lente de contacto, colocava uma nova e assim sucessivamente durante mais de 30 anos.

Era uma massa enorme, todas as lentes de contacto estavam coladas e presas no olho. Ficámos muito surpreendidos por a paciente nunca ter notado. Naturalmente que aquilo lhe causava muita irritação nos olhos", explicou o oftalmologisca que acompanhou o caso, Rupal Morjaria.

"A maioria das pessoas teria ficado muito desconfortável, com vermilhão nos olhos e em risco de sofrer uma infeção", acrescentou Rupal Morjaria.

Depois desta descoberta, a operação às cataratas teve de ser adiada até que o risco de infeção no interior do olho fosse mais reduzido.

"Ela ficou em choque. Duas semanas depois disse-me que sentia o olho muito mais confortável", disse Rupal Morjaria.

O caso é de novembro de 2016 mas só agora foi divulgado pelo Jornal Médico Britânico (The British Medical Hospital).

A oftalmologista que acompanhou o caso aproveitou a ocasião para alertar as pessoas para os cuidados que devem ter quando usam lentes de contacto, uma vez que um uso indevido pode provocar infeções graves nos olhos e levar até à perda de visão.