sicnot

Perfil

Mundo

Mulher esqueceu-se de 27 lentes de contacto...no olho

Jeff Chiu

Uma britânica de 67 anos dirigiu-se ao hospital Solihull, em Birmingham, no Reino Unido, para uma operação às cataratas. Foi aí que os médicos descobriram que a idosa tinha uma massa azul a cobrir um dos olhos, massa essa que era nada mais nada menos do que um conjunto de 27 lentes de contacto descartáveis.

A paciente usava lentes de contacto há 35 anos e nunca pensou que o desconforto que sentia nos olhos se devia ao uso de lentes, mas sim por ter os olhos secos e cansados. Cada vez que a mulher pensava que tinha perdido uma lente de contacto, colocava uma nova e assim sucessivamente durante mais de 30 anos.

Era uma massa enorme, todas as lentes de contacto estavam coladas e presas no olho. Ficámos muito surpreendidos por a paciente nunca ter notado. Naturalmente que aquilo lhe causava muita irritação nos olhos", explicou o oftalmologisca que acompanhou o caso, Rupal Morjaria.

"A maioria das pessoas teria ficado muito desconfortável, com vermilhão nos olhos e em risco de sofrer uma infeção", acrescentou Rupal Morjaria.

Depois desta descoberta, a operação às cataratas teve de ser adiada até que o risco de infeção no interior do olho fosse mais reduzido.

"Ela ficou em choque. Duas semanas depois disse-me que sentia o olho muito mais confortável", disse Rupal Morjaria.

O caso é de novembro de 2016 mas só agora foi divulgado pelo Jornal Médico Britânico (The British Medical Hospital).

A oftalmologista que acompanhou o caso aproveitou a ocasião para alertar as pessoas para os cuidados que devem ter quando usam lentes de contacto, uma vez que um uso indevido pode provocar infeções graves nos olhos e levar até à perda de visão.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.