Mundo

Espreitar para dentro da Estação Espacial através do Google Street View

A Google propõe a partir de hoje uma visita à Estação Espacial Internacional. De uma forma mais cómoda e mais rápida do que uma deslocação em foguetão até à plataforma orbital a 400 quilómetros da Terra.

Através do programa em que estamos mais habituados a ver ruas de cidades, o Google Street View no Google Maps oferece uma visita virtual em 360º ao interior da Estação Espacial.

O passeio virtual inclui uma visita a 15 módulos e aos veículos espaciais SpaceX Dragon e Orbital Cygnus e, à medida que se prossegue, vão surgindo as notas com informações sobre os locais onde os astronautas comem, fazem ginástica, dormem ou fazem experiências científicas, tal como já acontece no Google Art Project, com as obras de arte expostas em museus.

O lançamento desta visita virtual à Estação Espacial Internacional coincide com o 48º aniversário da primeira alunagem - no dia 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins pisaram a Lua pela primeira vez. E com o 10º aniversário do Google Street View.

Coincide também com o 10º aniversário do Google Street View, dez anos em que a empresa apostou em mostrar o mundo ao mundo através da sua plataforma.

Ao longo destes anos ofereceu-nos a oportunidade de passear pelas dunas do deserto, subir às montanhas mais altas, descer às profundezas do oceano, encontrar lugares recônditos da Terra, admirar obras de arte nos museus mais longínquos, ou viajar por zonas remotas da floresta Amazónia.

A partir de hoje, saímos da Terra para uma viagem espacial.

  • Sporting com contas penhoradas
    1:40

    Desporto

    O Sporting tem as contas bancárias no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos penhoradas, por Dívidas ao fisco que atingem os 40 milhões de euros. O Expresso avança que, neste momento, o clube apenas tem disponíveis as contas no Millenium BCP.

  • Sócrates defende Pinho e critica Parlamento

    País

    José Sócrates saiu em defesa do seu antigo ministro da Economia, Manuel Pinho. Num artigo de opinião publicado no Expresso, o ex-primeiro-ministro aponta o dedo ao presidente do PSD e ao líder parlamentar do PS.

  • PP espanhol elege o líder mais jovem de sempre

    Mundo

    O novo presidente do Partido Popular (PP) espanhol, Pablo Casado, com 37 anos, é o líder mais jovem que este partido já teve na sua curta história, sendo visto por muitos como defensor da ala mais conservadora e tradicional.

  • ONU alerta para nova perigo de guerra em Gaza
    1:31

    Mundo

    Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo após nova escalada de violência em gaza que levou à morte de cinco pessoas: quatro palestinianos e um soldado israelita nos violentos ataques de ontem. As Nações Unidas alertam para os perigos de uma nova guerra na região.