Mundo

O segredo para fazer um chá perfeito

É dado adquirido que os britânicos são considerados especialistas na arte de fazer chá. Estima-se que no total bebam mais de 165 milhões de chávenas por dia. Será que há um segredo para fazer o chá perfeito?

De acordo com Stuart Farrimond, especialista na ciência de fazer chá (sim, é um trabalho real), a maior parte das pessoas está a fazer tudo errado.

Num programa da BBC 2, Farrimond defendeu que o processo de preparação do chá deve demorar precisamente cinco minutos, só assim terá o sabor exato e pretendido. Para além disto, este tempo permite que o chá liberte mais antioxidantes, trazendo benefícios para a saúde.

A qualidade da água também é um fator a ter em conta, se vive num local em que a água tem demasiados metais é importante passar por um processo de filtragem, para evitar cálcio e magnésio em excesso.

Outra dica, nunca beba chá numa chávena ou num copo de plástico, uma vez que este "absorve as partículas de sabor, reduzindo a sensação do chá".

Farrimond também revelou que a cor da chavéna em que bebemos pode afetar o sabor do chá. Cores como o vermelho ou o rosa, irão acentuar a doçura natural do chá, enquanto as brancas ou azuis tornam o chá mais amargo.

Estas são apenas algumas dicas daquele que é considerado um "expert" na matéria.

O chá foi trazido para a Europa pelos portugueses no século XVI e desde então encantou muita gente. Diz-se que se enraizou em Inglaterra pelas mãos de Catarina de Bragança, a princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra.

Simples ou com leite, era normalmente bebido a qualquer hora do dia até meados do século XIX, altura em que se instituiu o "chá das cinco" ("five o'clock tea" na versão original).

  • Três sportinguistas analisam entrevista de Bruno de Carvalho
    1:29
  • Concentração de Faro arranca hoje com segurança reforçada

    País

    A 37.ª edição da Concentração de Motos de Faro começa hoje e prolonga-se até domingo, sendo esperados 18 mil participantes, que terão segurança reforçada da GNR, uma semana após as detenções de 59 elementos do grupo motociclista Hells Angels.

  • Suspeitas de fraude na reconstrução de casas em Pedrógão Grande

    País

    Há suspeitas de esquemas fraudulentos na reconstrução das áreas ardidas de Pedrógão Grande. Segundo uma investigação da revista Visão haverá vários a lei foi contornada de diversas formas, para avançar com a reconstrução de casas não prioritárias, como os pedidos de alteração de morada fiscal para que habitações não permanentes fossem tratadas como casas de primeira habitação que deram entrada nas repartições de finanças.

  • Manuel Pinho não terá declarado dinheiro que recebeu
    2:45

    Economia

    Manuel Pinho não terá declarado ao Tribunal Constitucional o dinheiro que recebeu do chamado saco azul do Grupo Espírito Santo. Esta terça-feira, no Parlamento, o antigo ministro da Economia de José Sócrates foi questionado sobre o assunto mas recusou responder.

  • Jovens tailandeses poderão vir a sofrer de transtornos a longo prazo
    2:30

    Mundo

    Os 12 rapazes e o treinador resgatados de uma gruta da Tailândia já tiveram alta. Uma semana depois, saíram do hospital e deram uma conferência de imprensa em que se mostraram sorridentes. No entanto, os especialistas advertem que poderão vir a sofrer de transtornos a longo prazo, se forem obrigados recorrentemente a reviver tudo o que passaram.

  • Os portugueses que se cruzaram na vida de Mandela
    2:19
  • Cem anos de Mandela: o legado de um "gigante da História"

    Mundo

    Na história da Humanidade contam-se muito poucas figuras capazes de gerar uma aclamação unânime e global de elogio e agradecimento. Nelson Mandela está nessa lista de eleitos. No dia em que completaria 100 anos, recordamos o legado de "Madiba", um dos maiores impulsionadores da paz que este mundo já conheceu.

    André de Jesus

  • Será este o táxi mais autografado do mundo?
    2:27
  • Quem é a mais recente líder da Sonae?
    2:16
  • Rádio Escuta dá voz aos imigrantes que vivem em Lisboa
    4:02

    País

    Uma rádio comunitária está no ar, por estes dias, no bairro do Intendente, em Lisboa. O projeto é temporário e termina no próximo domingo. Mas até lá, a Rádio Escuta chega a mais de 100 países, pela internet, e dá voz aos imigrantes de diversas origens que vivem em Lisboa.

  • Lisboa vai ser Capital Verde da Europa em 2020
    2:54

    País

    O vereador do Ambiente de Lisboa quer envolver todos os cidadãos, empresas e agentes culturais na Capital Verde da Europa em 2020. Lisboa é a primeira cidade do sul da Europa a conseguir a distinção e, até lá, a Câmara promete um conjunto de investimentos para tornar a capital portuguesa um exemplo na área ambiental. Um deles é a construção de uma central solar.

  • Donald Trump em nova polémica

    Mundo

    O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, fez estalar uma nova polémica ao chamar ao Montenegro um "país muito pequeno" cujos habitantes são "muito agressivos" e por parecer questionar o princípio da defesa mútua dentro da NATO.

  • Urso apanhado na piscina de moradia de luxo na Califórnia
    1:35