sicnot

Perfil

Mundo

Supremo venezuelano ordena prisão a político anti-Maduro

Marco Bello

O Supremo Tribunal da Venezuela, controlado pelos apoiantes de Nicolás Maduro, ordenou a prisão do presidente da Câmara de El Hatillo, David Smolansky, em virtude dos protestos contra o Governo realizados naquele distrito.

É o quinto autarca detido na Venezuela, um país que enfrenta novas sanções por parte do Governo norte-americano. A administração Trump congelou as contas de oito figuras de topo da Venezuela, entre as quais o irmão mais velho do polémico presidente, elevando para 30 o número de personalidades venezuelanas impedidas de entrar nos Estados Unidos e de manter qualquer tipo de negócios com Washington.

Entretanto, um grupo armado e autodenominado "Resistência", apelou à insurreição para derrubar o Governo de Caracas. O grupo é alegadamente constituído por militares e polícias no ativo ou em situação de reforma.

Quase 130 pessoas foram mortas desde a onda de violência que atingiu a Venezuela desde o passado mês de abril.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22