sicnot

Perfil

Mundo

Papa nomeou novos núncios apostólicos no Panamá e na Birmânia

Tony Gentile

O Papa Francisco nomeou o bispo Miroslaw Adamczyk novo núncio apostólico (diplomata do Vaticano) no Panamá e Paul Tschang In-Nam na Birmânia, país com o qual a Santa Sé acaba de estabelecer relações diplomáticas.

O monsenhor polaco Adamczyk (Gdansk, 1962) era, desde 2013, núncio apostólico na Libéria, Gâmbia e Serra Leoa, informou este sábado a Santa Sé, em comunicado.

Substitui no cargo o monsenhor espanhol Andrés Carrascosa Coso que, no passado dia 22 de junho, foi nomeado pelo papa como novo núncio no Equador.

O Papa Francisco também nomeou Paul Tschang In-Nam como novo núncio na Birmânia, um país com o qual o Vaticano estabeleceu, em maio, relações diplomáticas, depois de Francisco se ter reunido com a líder do país e Prémio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.

Tschang In-Nam é núncio na Tailândia e Camboja e delegado apostólico no Laos.

Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.