sicnot

Perfil

Mundo

Três mortos e vários feridos em atropelamento em manifestação da extrema-direita nos EUA

Justin Ide / Reuters

Um carro abalroou este sábado um grupo de pessoas em Charlottesville, Estados Unidos, onde foram registados violentos confrontos durante uma marcha supremacista branca, provocando três mortos e vários feridos, informou Maurice Jones, responsável municipal em conferência de imprensa.

Um vídeo amador divulgado nas redes sociais mostra um carro de cor escura que bate de forma violenta na parte traseira de um outro veículo e que faz depois uma manobra em sentido inverso, contra as pessoas.

O presidente da câmara Mike Signer escreveu uma mensagem no Twitter a dar conta de um morto.

"Estou devastado porque uma vida foi perdida aqui. Peço a todas as pessoas de boa vontade que se dirijam para casa", escreveu o presidente da câmara, acrescentando que os vários feridos têm diversos graus de gravidade.

Este incidente ocorreu cerca de duas horas após os confrontos violentos que envolveram hoje apoiantes de um protesto nacionalista, organizado no centro daquela cidade do Estado da Virginia, e pessoas que contestavam essa mesma manifestação.

O blogger de direita Jason Kessler planeou aquilo a que chamou "marcha pró-branca" para contestar a decisão de Charlottesville de remover a estátua do general Robert E. Lee de um parque no centro da cidade.

O governador da Virginia declarou o estado de emergência em resposta a este protesto e, através da sua conta na rede social Twitter, disse que tomou tal decisão para "ajudar o Estado a responder à violência" na marcha de Charlottesville, a cerca de 160 quilómetros de Washington. Já na sexta-feira à noite tinha havido confrontos quando centenas de brancos nacionalistas marcharam no campus da Universidade da Virginia com tochas.

1 / 17

Joshua Roberts / Reuters

2 / 17

Joshua Roberts / Reuters

3 / 17

Joshua Roberts

4 / 17

Joshua Roberts

5 / 17

Joshua Roberts

6 / 17

Joshua Roberts

7 / 17

Joshua Roberts

8 / 17

Joshua Roberts

9 / 17

Joshua Roberts

10 / 17

Joshua Roberts

11 / 17

Joshua Roberts

12 / 17

Joshua Roberts

13 / 17

Joshua Roberts

14 / 17

Joshua Roberts

15 / 17

Joshua Roberts

16 / 17

Joshua Roberts

17 / 17

Joshua Roberts

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.