sicnot

Perfil

Mundo

Três mortos e vários feridos em atropelamento em manifestação da extrema-direita nos EUA

Justin Ide / Reuters

Um carro abalroou este sábado um grupo de pessoas em Charlottesville, Estados Unidos, onde foram registados violentos confrontos durante uma marcha supremacista branca, provocando três mortos e vários feridos, informou Maurice Jones, responsável municipal em conferência de imprensa.

Um vídeo amador divulgado nas redes sociais mostra um carro de cor escura que bate de forma violenta na parte traseira de um outro veículo e que faz depois uma manobra em sentido inverso, contra as pessoas.

O presidente da câmara Mike Signer escreveu uma mensagem no Twitter a dar conta de um morto.

"Estou devastado porque uma vida foi perdida aqui. Peço a todas as pessoas de boa vontade que se dirijam para casa", escreveu o presidente da câmara, acrescentando que os vários feridos têm diversos graus de gravidade.

Este incidente ocorreu cerca de duas horas após os confrontos violentos que envolveram hoje apoiantes de um protesto nacionalista, organizado no centro daquela cidade do Estado da Virginia, e pessoas que contestavam essa mesma manifestação.

O blogger de direita Jason Kessler planeou aquilo a que chamou "marcha pró-branca" para contestar a decisão de Charlottesville de remover a estátua do general Robert E. Lee de um parque no centro da cidade.

O governador da Virginia declarou o estado de emergência em resposta a este protesto e, através da sua conta na rede social Twitter, disse que tomou tal decisão para "ajudar o Estado a responder à violência" na marcha de Charlottesville, a cerca de 160 quilómetros de Washington. Já na sexta-feira à noite tinha havido confrontos quando centenas de brancos nacionalistas marcharam no campus da Universidade da Virginia com tochas.

1 / 17

Joshua Roberts / Reuters

2 / 17

Joshua Roberts / Reuters

3 / 17

Joshua Roberts

4 / 17

Joshua Roberts

5 / 17

Joshua Roberts

6 / 17

Joshua Roberts

7 / 17

Joshua Roberts

8 / 17

Joshua Roberts

9 / 17

Joshua Roberts

10 / 17

Joshua Roberts

11 / 17

Joshua Roberts

12 / 17

Joshua Roberts

13 / 17

Joshua Roberts

14 / 17

Joshua Roberts

15 / 17

Joshua Roberts

16 / 17

Joshua Roberts

17 / 17

Joshua Roberts

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC