sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 45 mortos em deslizamento de terras causado pelas chuvas na Índia

Jayanta Dey

Pelo menos 45 pessoas morreram e um número indeterminado está desaparecido devido a um deslizamento de terras provocado pelas chuvas das monções na Índia, de acordo com o último balanço oficial, adiantou a AFP.

O incidente ocorreu às 04:20 horas locais (23:20 de sábado em Lisboa), quando uma avalancha de lodo enterrou o autocarro e pelo menos dois carros que circulavam numa estrada do distrito de Mandi, no estado indiano de Himachal Pradesh, informou à agência de notícias espanhola EFE a polícia local.

"Foram recuperados sete corpos e resgatados cinco feridos até ao momento", disse o porta-voz da Força de Resposta de Desastres Nacionais da Índia, Anil Shekhawat.

A operação de resgate das vítimas continua e foram mobilizados efetivos do Exército, da polícia e elementos da Força de Resposta de Desastres Nacionais da Índia, de acordo com o porta-voz.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou o incidente e enviou as condolências às famílias dos mortos através de uma mensagem publicada na sua conta no Twitter.

Os deslizamentos de terras e as inundações são frequentes na Índia, sobretudo na época estival, quando as precipitações se intensificam devido às monções.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22