sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 45 mortos em deslizamento de terras causado pelas chuvas na Índia

Jayanta Dey

Pelo menos 45 pessoas morreram e um número indeterminado está desaparecido devido a um deslizamento de terras provocado pelas chuvas das monções na Índia, de acordo com o último balanço oficial, adiantou a AFP.

O incidente ocorreu às 04:20 horas locais (23:20 de sábado em Lisboa), quando uma avalancha de lodo enterrou o autocarro e pelo menos dois carros que circulavam numa estrada do distrito de Mandi, no estado indiano de Himachal Pradesh, informou à agência de notícias espanhola EFE a polícia local.

"Foram recuperados sete corpos e resgatados cinco feridos até ao momento", disse o porta-voz da Força de Resposta de Desastres Nacionais da Índia, Anil Shekhawat.

A operação de resgate das vítimas continua e foram mobilizados efetivos do Exército, da polícia e elementos da Força de Resposta de Desastres Nacionais da Índia, de acordo com o porta-voz.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou o incidente e enviou as condolências às famílias dos mortos através de uma mensagem publicada na sua conta no Twitter.

Os deslizamentos de terras e as inundações são frequentes na Índia, sobretudo na época estival, quando as precipitações se intensificam devido às monções.

Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.