sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 50 mortos em inundações e deslizamento de terras no Nepal

Manish Paudel

Deslizamentos de terras e inundações causados por fortes chuvas mataram em três dias pelo menos 50 pessoas no sul do Nepal e deixaram milhares sem casa, disse este domingo a polícia.

Pushkar Karki, porta-voz da polícia, indicou que o balanço dos mortos deverá aumentar, existindo cerca de duas dezenas de desaparecidos, após três dias de chuvas da monção em pelo menos nove distritos do sul do país dos Himalaias.

Cerca de 31.000 famílias tiveram de ser transferidas, adiantou.
A polícia disse que as enchentes derrubaram torres telefónicas e linhas de energia, cortando comunicações e eletricidade em muitas áreas.

Os esforços de resgate têm sido dificultados por chuvas incessantes e em vários locais as estradas desapareceram. O trânsito na principal estrada ligando o leste e o oeste do Nepal foi interrompido devido a partes da via e algumas pontes terem ficado gravemente danificadas pelas inundações.

Ram Krishna Subedi, porta-voz do Ministério do Interior, disse que equipas conjuntas de soldados e polícias estão a participar nos esforços de salvamento e retirada das pessoas.

Mais de 100 pessoas já morreram este ano devido às chuvas da moção, que atingem habitualmente o Nepal entre junho e outubro.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22