sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 50 mortos em inundações e deslizamento de terras no Nepal

Manish Paudel

Deslizamentos de terras e inundações causados por fortes chuvas mataram em três dias pelo menos 50 pessoas no sul do Nepal e deixaram milhares sem casa, disse este domingo a polícia.

Pushkar Karki, porta-voz da polícia, indicou que o balanço dos mortos deverá aumentar, existindo cerca de duas dezenas de desaparecidos, após três dias de chuvas da monção em pelo menos nove distritos do sul do país dos Himalaias.

Cerca de 31.000 famílias tiveram de ser transferidas, adiantou.
A polícia disse que as enchentes derrubaram torres telefónicas e linhas de energia, cortando comunicações e eletricidade em muitas áreas.

Os esforços de resgate têm sido dificultados por chuvas incessantes e em vários locais as estradas desapareceram. O trânsito na principal estrada ligando o leste e o oeste do Nepal foi interrompido devido a partes da via e algumas pontes terem ficado gravemente danificadas pelas inundações.

Ram Krishna Subedi, porta-voz do Ministério do Interior, disse que equipas conjuntas de soldados e polícias estão a participar nos esforços de salvamento e retirada das pessoas.

Mais de 100 pessoas já morreram este ano devido às chuvas da moção, que atingem habitualmente o Nepal entre junho e outubro.

Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.