sicnot

Perfil

Mundo

Aberto inquérito contra ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil

José Serra, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro.

© Reuters

O Supremo Tribunal do Brasil anunciou na segunda-feira ter autorizado a abertura de um inquérito contra o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, José Serra, por suspeita de omissão de dados na prestação de contas da campanha.

A juíza Rosa Weber aceitou o pedido feito em junho pelo Procurador-geral, Rodrigo Janot, com base na suposta omissão de dados na prestação de contas por parte de José Serra, atualmente senador, durante a campanha eleitoral em 2010, o chamado "caixa 2", um delito cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão, de acordo com a imprensa brasileira.

A denúncia baseia-se nas declarações dos donos do gigante JBS, que atingiram dezenas de políticos, entre os quais o próprio Presidente, Michel Temer, no poder há um ano.

O empresário Joesley Batista disse aos investigadores que a empresa fez donativos não declarados a José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), nas eleições de 2010, perdidas para o Partido dos Trabalhadores (PT) da antiga Presidente Dilma Rousseff.

Batista garantiu que a campanha de Serra recebeu 20 milhões de reais (6,2 milhões de euros), dos quais apenas 13 milhões (4,1 milhões de euros) foram declarados na apresentação das contas eleitorais ao tribunal.

Serra foi um dos membros do PSDB que mais apoiou o julgamento político que levou à destituição de Dilma Rousseff, no ano passado, e defendeu a subida ao poder de Temer.

O senador, de 71 anos, deixou, no início deste ano, o Ministério dos Negócios Estrangeiros depois de alegar "problemas de saúde" que o impediriam de realizar viagens ao estrangeiro.

Lusa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Primeiro-ministro assume desafio de "reconstruir e preparar o futuro"
    3:01
  • Nova troca de acusações entre Rui Rio e Santana Lopes
    2:28

    País

    Pedro Santana Lopes disse este domingo, na apresentação do programa de candidatura, que enquanto uns descem, ele sobe o nível do debate, na corrida à liderança do PSD. Foi a resposta às críticas de Rui Rio, que o acusou de não saber o que quer e de continuar a fazer trapalhadas.