sicnot

Perfil

Mundo

Taiwan em alerta devido à aproximação do tufão Talim

Em 2012, Taiwan já tinha sido fustigada pela tempestade tropical Talim.

Wally Santana

Taiwan prepara-se hoje para a chegada do tufão Talim que, de acordo com as previsões, vai passar perto do norte da Ilha Formosa. O alerta levou a que os produtos frescos esgotassem em pouco tempo, o que provocará uma súbita subida dos preços de frutas e legumes.

O Centro Meteorológico Central de Taiwan emitiu um alerta à navegação e anunciou que o Talim deve originar vento e chuva fortes na quarta-feira, devendo, na noite desse dia, passar perto da zona norte da ilha, muito povoada.

O recém-nomeado primeiro-ministro de Taiwan, Lai Ching-te, convocou uma reunião especial do Governo e ativou um centro de resposta para emergências em cooperação com as autoridades locais.

O alerta relativo à aproximação da tempestade tropical levou a uma corrida sobretudo por produtos frescos, com extensas filas a formarem-se junto aos mercados, temendo-se que o tufão destrua colheitas e faça disparar os preços de frutas e legumes. "Já subiram para o dobro e ainda nem há uma brisa do tufão", disse à agência de notícias espanhola Efe uma doméstica enquanto esperava pela sua vez para comprar verduras em Taipé.

Os danos que o Talim vai causar dependem da atual trajetória. Contudo, tendo em conta experiências anteriores, são esperados cortes no fornecimento de energia elétrica, não estando também descartada a possibilidade de inundações e deslizamentos de terras.

O Governo da Ilha Formosa começou a ordenar evacuações em zonas que apresentam risco de cheias ou de deslizamentos de terras ou lama, estando a acompanhar o aumento do nível da água.

O Talim, que na segunda-feira evoluiu de tempestade tropical para tufão, encontra-se a aproximadamente mil quilómetros a leste de Taiwan e move-se em direção à ilha a uma velocidade de cerca de 30 quilómetros por hora, com ventos sustentados de 120 quilómetros por hora, segundo o Centro Meteorológico Central da ilha.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15