sicnot

Perfil

Mundo

Taiwan em alerta devido à aproximação do tufão Talim

Em 2012, Taiwan já tinha sido fustigada pela tempestade tropical Talim.

Wally Santana

Taiwan prepara-se hoje para a chegada do tufão Talim que, de acordo com as previsões, vai passar perto do norte da Ilha Formosa. O alerta levou a que os produtos frescos esgotassem em pouco tempo, o que provocará uma súbita subida dos preços de frutas e legumes.

O Centro Meteorológico Central de Taiwan emitiu um alerta à navegação e anunciou que o Talim deve originar vento e chuva fortes na quarta-feira, devendo, na noite desse dia, passar perto da zona norte da ilha, muito povoada.

O recém-nomeado primeiro-ministro de Taiwan, Lai Ching-te, convocou uma reunião especial do Governo e ativou um centro de resposta para emergências em cooperação com as autoridades locais.

O alerta relativo à aproximação da tempestade tropical levou a uma corrida sobretudo por produtos frescos, com extensas filas a formarem-se junto aos mercados, temendo-se que o tufão destrua colheitas e faça disparar os preços de frutas e legumes. "Já subiram para o dobro e ainda nem há uma brisa do tufão", disse à agência de notícias espanhola Efe uma doméstica enquanto esperava pela sua vez para comprar verduras em Taipé.

Os danos que o Talim vai causar dependem da atual trajetória. Contudo, tendo em conta experiências anteriores, são esperados cortes no fornecimento de energia elétrica, não estando também descartada a possibilidade de inundações e deslizamentos de terras.

O Governo da Ilha Formosa começou a ordenar evacuações em zonas que apresentam risco de cheias ou de deslizamentos de terras ou lama, estando a acompanhar o aumento do nível da água.

O Talim, que na segunda-feira evoluiu de tempestade tropical para tufão, encontra-se a aproximadamente mil quilómetros a leste de Taiwan e move-se em direção à ilha a uma velocidade de cerca de 30 quilómetros por hora, com ventos sustentados de 120 quilómetros por hora, segundo o Centro Meteorológico Central da ilha.

Lusa

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • O vestido de Jennifer Lawrence que está a dar que falar

    Cultura

    Jennifer Lawrence escolheu um vestido arrojado para usar na sessão fotografia do próximo filme e a internet reagiu. Muitas foram as críticas feitas, que davam conta de uma roupa "demasiado reveladora" para o frio que se fazia sentir em Londres. Mas Jennifer Lawrence não deixou passar, criticando os comentários "sexistas" e "nada feministas".

    SIC

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25