sicnot

Perfil

Mundo

Autarquia de Bilbau aconselha consumidores de cocaína a "esmagarem bem a linha"

O município de Bilbau, no norte de Espanha, desencadeou uma grande polémica ao decidir distribuir folhetos para informar os toxicómanos como deviam 'snifar' a cocaína, numa campanha que acabou por ser parcialmente cancelada.

"Esmaga bem a tua linha" ("Pica bien tu raya") e "Não partilhes o teu rolo" ("Rula con tu rulo") são algumas das mensagens que se podem ler nos cartões, idênticos aos cartões de crédito, que são distribuídos aos potenciais consumidores de cocaína nos postos de informação da autarquia sobre drogas e sexualidade.

O município referiu que pretendia explicar aos consumidores de cocaína que devem esmagar bem a droga antes de a 'snifarem' para evitar "danos nas fossas nasais" e cada um também deve usar o seu "rolo" (ou nota) para reduzir a ocorrência de contágios de qualquer enfermidade.

"O nosso objetivo não é a promoção do consumo, mas se isso for feito que seja um consumo seguro, responsável e minimizando os riscos e danos para a saúde", disse a responsável da autarquia pela área da saúde, citada hoje pela imprensa local.

A socialista Yolanda Díez insiste que se pretende "minimizar os malefícios" entre aqueles que estão decididos a consumir algum estupefaciente.A campanha foi suspensa hoje depois da controvérsia lançada nas redes sociais e das críticas de várias associações e pelo menos um partido político."É uma verdadeira parvoíce dar uma espécie de 'kit' de consumo com um slogan tão leviano e frívolo ", indignava-se na terça-feira o Partido Popular (direita) numa declaração, onde sublinhava ainda que se estava a banalizar a utilização desta droga.

A autarquia deixou hoje de fornecer o material aos consumidores de droga, mas vai manter um ponto de informação móvel nos sábados à noite nas zonas de diversão dos mais jovens.Segundo dados do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência referentes a 2015, 9,1 % dos espanhóis entre a idade de 15 e 64 anos declararam ter consumido cocaína pelo menos uma fez na vida, a segunda maior taxa na União Europeia.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.