sicnot

Perfil

Mundo

Juncker aponta cinco prioridades para a UE aproveitar o "vento favorável"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou hoje, no seu discurso sobre o Estado da União, que a Europa deve aproveitar o "vento favorável" atual para construir uma Europa "mais forte", e apontou cinco prioridades para próximo ano.

Dirigindo-se ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, Juncker deu conta do programa de trabalho da Comissão para 2018, realçando cinco áreas onde deseja ver a União Europeia mais forte: no comércio, indústria, alterações climáticas, cibersegurança e migrações.


"O vento é outra vez favorável, temos agora uma janela de oportunidade, mas que não vai ficar aberta para sempre. Aproveitemos por isso ao máximo o bom momento, e o vento nas nossas velas", disse, apontando então algumas das áreas onde considera que a Europa pode e deve fazer mais.


De acordo com o presidente da Comissão Europeia, a UE deve reforçar o programa comercial europeu e fechar acordos comerciais com vários parceiros, tornar a sua indústria "mais forte e competitiva", respeitando os consumidores em vez de os enganar (num "recado" dirigido à indústria automóvel europeia), liderar o combate às alterações climáticas, proteger melhor os cidadãos europeus na Internet e continuar a trabalhar no plano das migrações.


"Mesmo isto não é suficiente se queremos ganhar o coração dos europeus", sustentou, sublinhando a necessidade de dar novos passos concretos no processo de repensar o futuro da União Europeia, iniciado há cerca de um ano.

Lusa

  • Brexit e crescimento económico irão marcar discurso do Estado da União
    1:01

    Mundo

    O Presidente da Comissão Europeia faz esta manhã o discurso do Estado da União. Perante os eurodeputados, em Estrasburgo, Jean-Claude Juncker fará o balanço de um projeto que negoceia a saída de um estado membro, o Reino Unido, mas que atravessa também uma fase de crescimento económico e de descida do desemprego, como adianta a repórter da SIC em Bruxelas, Susana Frexes.

  • Portugal não deve perder eurodeputados após Brexit
    1:57

    Brexit

    Portugal não deverá perder eurodeputados após a saída do Reino Unido da União Europeia, mas também não vai ganhar. A proposta, que está atualmente em cima da mesa, reduz o número total de lugares no Parlamento Europeu e dá mais cadeiras a França, Espanha e Itália.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57