sicnot

Perfil

Mundo

Usar lixívia pode causar doenças pulmonares

A exposição a desinfectantes como a lixívia, mesmo que apenas uma vez por semana, pode causar doenças como bronquite, enfisema ou doença pulmonar obstrutiva crónica.

A utilização de produtos de limpeza já tinha sido associada a problemas respiratórios como asma, mas os cientistas da Universidade de Harvard e do instituto francês de saúde Inserm acreditam ter associado pela primeira vez a lixívia à doença pulmonar obstrutiva crónica.

A conclusão chega da análise aos dados de 55 mil enfermeiras norte-americanas registadas num estudo que começou em 1989 e que foram acompanhadas até maio deste ano, revela a Sky News.

Durante esse período, 663 desenvolveram a doença pulmonar obstrutiva crónica.

A exposição a desinfectantes incluiu lixívia , água oxigenada e álcool.

"Precisamos de investigar o impacto da exposição a produtos químicos na doença pulmonar obstrutiva crónica para clarificar o papel de cada um dos desinfectantes", diz uma das investigadoras do Inserm, Orianne Dumas, que vai apresentar o seu relatório na próxima semana no congresso European Respiratory Society International, em Milão.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.