sicnot

Perfil

Mundo

Detenções no Reino Unido relacionadas com terrorismo atingem número recorde

Hannah Mckay

As autoridades do Reino Unido efetuaram 379 detenções por terrorismo nos 12 meses terminados em junho, um aumento de 68% e o valor mais alto desde 2011, quando começaram estes registos, anunciou hoje o Ministério do Interior.

De acordo com os números citados pela agência de notícias espanhola Efe, 14% dos detidos são mulheres, o que também representa um recorde.

Deste total, várias detenções estão relacionadas com os ataques terroristas perpetrados nas cidades de Londres e Manchester.

O atentado de 22 de março na ponte de Westminster, em Londres, matou cinco pessoas e levou à detenção de 12 pessoas, o de maio após um concerto em Manchester fez 22 mortos e originou 23 detenções, enquanto o de 03 de junho na ponte de Londres e no mercado londrino de Borough provocou oito mortos e 21 detenções.

As forças policiais e o MI5, os serviços de inteligência britânicos, têm abertas cerca de 500 investigações sobre mais de 3.000 pessoas, enquanto outras 20 mil estão classificadas como "pessoas de interesse" e são, por isso, vigiadas.

Desde 2013, as autoridades já abortaram 19 atentados terroristas, seis dos quais desde o ataque a Westminster, em março.

Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.