sicnot

Perfil

Mundo

Duplo atentado no Iraque faz pelo menos 50 mortos e mais de 80 feridos

Posto de controlo em Nassiriya

Essam Al Sudani / Reuters

Um duplo atentado perto da cidade iraquiana de Nassiriyah (sul) fez pelo menos 50 mortos e mais de 80 feridos, indica um novo balanço feito pelo diretor-geral de Saúde da província de Zi Qar. O Daesh já reivindicou os atentados.

O primeiro ataque - com fogo de armas automáticas - ocorreu num restaurante, ", indicou à agência France-Presse Presse o responsável, Jassem al-Khalidi.

O atentado à bomba, com um carro armadilhado, visou um posto de controlo de segurança, especificou, por seu lado, um porta-voz do ministério do Interior iraquiano, Saad Maan.

Anteriormente, o mesmo responsável tinha dado conta de sete vítimas mortais: quatro iraquianos e três iranianos, bem como 50 feridos.

A confirmar-se o novo balanço, trata-se do mais mortífero ataque terrorista no Iraque desde que as forças governamentais iraquianas retomaram completamente o controlo de Mossul, no norte do país, no passado mês de julho.

A 28 de agosto, onze pessoas morreram e 26 outras ficaram feridas num atentado com um carro armadilhado - reivindicado pelo grupo Estado Islâmico - nas proximidades do mercado grossista de Jamila, no distrito xiita de Sadr City, no leste de Bagdade.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.