sicnot

Perfil

Mundo

Índia e Japão lançam primeira linha ferroviária de alta velocidade indiana

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe (à esquerda), com o seu homólogo indiano, Narendra Modi (à direita), durante a cerimónia de inauguração das obras da primeira linha ferroviária de alta velocidade da Índia.

Amit Dave

Os primeiros-ministros indiano e japonês inauguraram hoje as obras da primeira linha ferroviária de alta velocidade da Índia, com tecnologia japonesa, projeto emblemático das relações entre Nova Deli e Tóquio.

Até dezembro de 2023, esta linha de 500 quilómetros deverá ligar a cidade de Ahmedabad, no estado ocidental de Gujarat, a Bombaim, capital económica indiana e do estado de Maharashtra, a sul, em três horas e meia.

Esta ligação ferroviária demora atualmente cerca de oito horas. O projeto, orçado em cerca de 19 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros), constitui a base da aproximação diplomática entre o Japão e a Índia, destinada a contrariar o domínio crescente da China na Ásia.

Este comboio de alta velocidade "marca o início de um novo capítulo das relações entre a Índia e o Japão", declarou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante a cerimónia em Ahmedabad.

"Espero aproveitar a beleza da Índia, através da janela deste comboio de alta velocidade com [o primeiro-ministro indiano, Narendra] Modi ao meu lado, quando voltar à Índia dentro de alguns anos", acrescentou.

O Japão vai fornecer 85% do financiamento para a construção desta infraestrutura à Índia, através de empréstimos a taxas reduzidas.

Lusa

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36