sicnot

Perfil

Mundo

Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey

Uma estranha criatura marinha com dentes afiados e sem olhos apareceu morta numa praia do Texas após a passagem do furacão Harvey. A publicação das fotos mobilizou o Twitter a descobrir que espécie de animal era.

A carcaça do animal sem olhos e com dentes afiados foi encontrada por Preeti Desai, do grupo de conservação da natureza National Audubon Society.

Publicou várias fotos no Twitter com a legenda: "OK, biólogos do Twitter, o que raio é isto?".

O pedido chegou ao biólogo Kenneth Tighe que acredita que se trata de uma espécie de enguia Aplatophis chauliodus, informou a BBC.

O cientista não foi, no entanto, categórico na sua afirmação, pois diz que também pode ser uma moreia ou um safio, porque estas três espécies "existem nas águas do Texas e têm dentes afiados".

A enguia Aplatophis chauliodus vive na costa Atlântica do sul da América do Norte, Caraíbas e norte da América do Sul a uma profundidade de 30 a 90 metros e passa a maior parte do tempo escondida em buracos no fundo do mar.

Os ventos fortes do furacão Harvey e as inundações que provocou no Texas podem explicar por que o animal apareceu na praia.

  • Furacões que atingiram a categoria 5

    Mundo

    O Irma foi considerado um dos piores furacões dos últimos 80 anos no Atlântico. Com uma categoria de 5 e ventos a chegar quase aos 300 quilómetros por hora, vai ser lembrado como um dos maiores, mais fortes e mais duradouros registados até ao momento. Mas como é que o Irma se compara a outros furacões que já aconteceram no Oceano Atlântico?

  • Novo balanço do furacão Harvey aponta para 60 mortos
    1:31

    Mundo

    Pelo menos 60 pessoas morreram, vítimas do furacão Harvey, segundo o último balanço das autoridades norte-americanas. A maior parte das mortes ocorreram no Texas, sobretudo entre pessoas que foram apanhadas pelas cheias quando tentavam fugir do temporal. Os danos materiais são elevados e os custos deverão ultrapassar os 200 mil milhões de euros.

  • Atropelamento em Copacabana fere 15 e mata bebé de 18 meses
    1:13

    Mundo

    Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas num atropelamento na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no Brasil. O condutor, um homem de 41 anos, diz ter perdido o controlo do carro, invadiu a calçada, percorreu 15 metros e só parou no areal de uma das zonas mais turísticas do Brasil. A polícia militar confirmou, entretanto, em comunicado que não há qualquer indício de que se tenha tratado de um ataque terrorista e avançou que o condutor sofreu um ataque de epilepsia.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38