sicnot

Perfil

Mundo

Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey

Uma estranha criatura marinha com dentes afiados e sem olhos apareceu morta numa praia do Texas após a passagem do furacão Harvey. A publicação das fotos mobilizou o Twitter a descobrir que espécie de animal era.

A carcaça do animal sem olhos e com dentes afiados foi encontrada por Preeti Desai, do grupo de conservação da natureza National Audubon Society.

Publicou várias fotos no Twitter com a legenda: "OK, biólogos do Twitter, o que raio é isto?".

O pedido chegou ao biólogo Kenneth Tighe que acredita que se trata de uma espécie de enguia Aplatophis chauliodus, informou a BBC.

O cientista não foi, no entanto, categórico na sua afirmação, pois diz que também pode ser uma moreia ou um safio, porque estas três espécies "existem nas águas do Texas e têm dentes afiados".

A enguia Aplatophis chauliodus vive na costa Atlântica do sul da América do Norte, Caraíbas e norte da América do Sul a uma profundidade de 30 a 90 metros e passa a maior parte do tempo escondida em buracos no fundo do mar.

Os ventos fortes do furacão Harvey e as inundações que provocou no Texas podem explicar por que o animal apareceu na praia.

  • Furacões que atingiram a categoria 5

    Mundo

    O Irma foi considerado um dos piores furacões dos últimos 80 anos no Atlântico. Com uma categoria de 5 e ventos a chegar quase aos 300 quilómetros por hora, vai ser lembrado como um dos maiores, mais fortes e mais duradouros registados até ao momento. Mas como é que o Irma se compara a outros furacões que já aconteceram no Oceano Atlântico?

  • Novo balanço do furacão Harvey aponta para 60 mortos
    1:31

    Mundo

    Pelo menos 60 pessoas morreram, vítimas do furacão Harvey, segundo o último balanço das autoridades norte-americanas. A maior parte das mortes ocorreram no Texas, sobretudo entre pessoas que foram apanhadas pelas cheias quando tentavam fugir do temporal. Os danos materiais são elevados e os custos deverão ultrapassar os 200 mil milhões de euros.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.