sicnot

Perfil

Mundo

Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey

Uma estranha criatura marinha com dentes afiados e sem olhos apareceu morta numa praia do Texas após a passagem do furacão Harvey. A publicação das fotos mobilizou o Twitter a descobrir que espécie de animal era.

A carcaça do animal sem olhos e com dentes afiados foi encontrada por Preeti Desai, do grupo de conservação da natureza National Audubon Society.

Publicou várias fotos no Twitter com a legenda: "OK, biólogos do Twitter, o que raio é isto?".

O pedido chegou ao biólogo Kenneth Tighe que acredita que se trata de uma espécie de enguia Aplatophis chauliodus, informou a BBC.

O cientista não foi, no entanto, categórico na sua afirmação, pois diz que também pode ser uma moreia ou um safio, porque estas três espécies "existem nas águas do Texas e têm dentes afiados".

A enguia Aplatophis chauliodus vive na costa Atlântica do sul da América do Norte, Caraíbas e norte da América do Sul a uma profundidade de 30 a 90 metros e passa a maior parte do tempo escondida em buracos no fundo do mar.

Os ventos fortes do furacão Harvey e as inundações que provocou no Texas podem explicar por que o animal apareceu na praia.

  • Furacões que atingiram a categoria 5

    Mundo

    O Irma foi considerado um dos piores furacões dos últimos 80 anos no Atlântico. Com uma categoria de 5 e ventos a chegar quase aos 300 quilómetros por hora, vai ser lembrado como um dos maiores, mais fortes e mais duradouros registados até ao momento. Mas como é que o Irma se compara a outros furacões que já aconteceram no Oceano Atlântico?

  • Novo balanço do furacão Harvey aponta para 60 mortos
    1:31

    Mundo

    Pelo menos 60 pessoas morreram, vítimas do furacão Harvey, segundo o último balanço das autoridades norte-americanas. A maior parte das mortes ocorreram no Texas, sobretudo entre pessoas que foram apanhadas pelas cheias quando tentavam fugir do temporal. Os danos materiais são elevados e os custos deverão ultrapassar os 200 mil milhões de euros.

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.