sicnot

Perfil

Mundo

Polícia brasileira faz buscas na casa do ministro da Agricultura

Nacho Doce / Reuters

A polícia federal do Brasil fez buscas na casa do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e noutros locais ligados ao governante.

Blairo Maggi foi mencionado na delação premiada (acordo para confessar crimes em troca de atenuar uma pena criminal) de Silval Barbosa, que ocupou cargos públicos no estado brasileiro de Mato Grosso.

Silval Barbosa foi vice-governador no período em que Blairo Maggi estava à frente do Governo do Mato Grosso e depois sucedeu-lhe quando o ministro se afastou para concorrer a uma vaga no Senado (câmara alta parlamentar).

Ao confessar os crimes que cometeu à Justiça, Silval Barbosa alegou que Blairo Maggi supostamente integrava um esquema de pagamento de subornos para deputados estaduais em troca de apoio.

Num comunicado oficial, as autoridades policiais não detalharam a operação porque o caso está em segredo de justiça, mas informaram que a ação tem como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 64 endereços.

Segundo informações da imprensa brasileira, um destes mandados está a ser cumprido num apartamento de Blairo Maggi em Brasília.

Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.