sicnot

Perfil

Mundo

Polícia brasileira faz buscas na casa do ministro da Agricultura

Nacho Doce / Reuters

A polícia federal do Brasil fez buscas na casa do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e noutros locais ligados ao governante.

Blairo Maggi foi mencionado na delação premiada (acordo para confessar crimes em troca de atenuar uma pena criminal) de Silval Barbosa, que ocupou cargos públicos no estado brasileiro de Mato Grosso.

Silval Barbosa foi vice-governador no período em que Blairo Maggi estava à frente do Governo do Mato Grosso e depois sucedeu-lhe quando o ministro se afastou para concorrer a uma vaga no Senado (câmara alta parlamentar).

Ao confessar os crimes que cometeu à Justiça, Silval Barbosa alegou que Blairo Maggi supostamente integrava um esquema de pagamento de subornos para deputados estaduais em troca de apoio.

Num comunicado oficial, as autoridades policiais não detalharam a operação porque o caso está em segredo de justiça, mas informaram que a ação tem como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 64 endereços.

Segundo informações da imprensa brasileira, um destes mandados está a ser cumprido num apartamento de Blairo Maggi em Brasília.

Lusa

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.