sicnot

Perfil

Mundo

China pede a Pyongyang e Washington que "deixem de atirar gasolina para o fogo"

Ahn Young-joon

A China pediu hoje a Pyongyang e Washington que ponham fim à escalada de ameaças e provocações e exortou-os a "pararem de atirar gasolina ao fogo", após nova troca de ameaças durante a Assembleia-Geral da ONU.

"A situação continua a ser muito complexa", pelo que ambas as partes "devem abster-se de aumentar as tensões com as suas palavras e ações", afirmou Lu Kang, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, sobre a recente troca de ameaças entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o chefe da diplomacia norte-coreana, Ri Yong-ho.

"Devem evitar atirar gasolina para o fogo, não se provocar mutuamente, manter a calma e não ventilar emoções, mas procurar uma forma de sair do problema", acrescentou. Lu Kang afirmou que "só quando as partes cumprirem com as suas responsabilidades se poderá solucionar a questão nuclear coreana".

Na sua intervenção na Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Ri Yong-ho, advertiu que os insultos de Trump ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, podem tornar inevitável que Pyongyang utilize armamento estratégico contra território norte-americano.

Em reação, Trump escreveu na rede social Twitter que se a diplomacia norte-coreana "continua a fazer eco dos pensamentos do pequeno homem foguete (uma alusão a Kim Jong-un), não ficarão por aqui muito tempo".

Lusa

  • Pyongyang ameaça com "bomba de hidrogénio a uma escala sem precedentes"
    0:13

    Mundo

    A Coreia do Norte ameaçou lançar uma bomba de hidrogénio no Pacífico em resposta às ameaças dos Estados Unidos. O anúncio partiu do ministro dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang, na sequência do discurso do Presidente norte-americano da Assembleia Geral da ONU, onde ameaçou destruir totalmente a Coreia do Norte. Horas antes, e num comunicado assinado pela primeira vez em nome próprio, Kim Jong-un garantiu que Donald Trump vai pagar caro pelas ameaças. As declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano foram feitas a partir de um hotel em Nova Iorque, depois dos repórteres lhe terem perguntado o que significavam as advertências feitas por Kim Jong-un.

  • Trump avança com ordem executiva para mais sanções a Pyongyang
    0:11

    Mundo

    Donald Trump vai assinar uma ordem executiva que permitirá aplicar mais sanções à Coreia do Norte. Trata-se de mais uma medida para tentar travar a ameaça nuclear de Pyongyang. Esta nova ordem vai cortar as fontes de rendimento que patrocinam os esforços da Coreia do Norte para desenvolver as armas "mais mortais para a humanidade", disse esta quinta-feira o Presidente norte-americano aos jornalistas.

  • "O Rocket Man está numa missão suicida"
    0:52

    Mundo

    Donald Trump ameaça destruir a Coreia do Norte, se o regime de Pyongyang continuar a desafiar os Estados Unidos. O Presidente norte-americano disse esta terça-feira na ONU que Kim Jong-Un está numa missão suicida.

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21