sicnot

Perfil

Mundo

EUA podem causar "escalada inaceitável" de tensão com a Coreia do Norte

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

Stephanie Keith

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, advertiu esta segunda-feira o seu homólogo norte-americano, Rex Tillerson, de que Washington está a arriscar-se a provocar "uma escalada inaceitável" da tensão com a Coreia do Norte.

Numa conversa telefónica com o secretário de Estado norte-americano, Lavrov considerou "inaceitável uma escalada da tensão na península coreana, à qual estão a levar os preparativos militares norte-americanos na região", segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Lavrov instou a uma resolução das divergências "exclusivamente por meios diplomáticos".

No sábado, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que os esforços diplomáticos realizados em relação à Coreia do Norte tinham sempre fracassado.

"Lamento, mas só uma coisa funcionará", acrescentou, sem precisar qual.

Há uma semana, Trump indicou, numa mensagem na rede social Twitter, ter dito a Rex Tillerson que "estava a perder o seu tempo a negociar", depois de o chefe da diplomacia norte-americana ter confirmado a existência de contactos entre Washington e Pyongyang.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizaram em setembro exercícios militares perto da fronteira fortemente armada da Coreia do Norte.

A China propôs um plano, apoiado pela Rússia, que previa a suspensão do programa de armamento nuclear do regime norte-coreano em troca do fim das manobras militares norte-americanas na região.

Em setembro, na Assembleia-Geral da ONU, Trump ameaçou "destruir totalmente" a Coreia do Norte no caso de Kim Jong-Un atacar território dos Estados Unidos.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • 245 saltam de ponte de 30m no Brasil para Recorde do Guiness
    1:56
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.