sicnot

Perfil

Mundo

Hackers da Coreia do Norte roubam planos militares da Coreia do Sul

As informações militares roubadas incluem um plano para eliminar o líder norte-coreano Kim Jong-Un

AP

Piratas informáticos roubaram centenas de documentos militares secretos sul-coreanos, nomeadamente, planos de ação elaborados com Washington para uma eventual guerra, noticia um jornal da Coreia do Sul.

O jornal Chosun Ilbo cita um deputado do Partido Democrata, no poder. Rhee Cheol-Hee afirma que piratas norte-coreanos infiltraram-se na intranet do Exército em setembro de 2016 de onde retiraram 235 gigabytes de informação confidencial.

Entre os documentos está o "Plano Operacional 5015", o plano de ação delineado por Seul e Washington no caso de uma guerra com Pyongyang que inclui o projeto de eliminar o líder norte-coreano Kim Jong-Un, revelam a BBC e a agência France Press.

Rhee Cheol-Hee diz que dos 235 gigabytes de informação confidencial roubada, 80% dos documentos ainda estão por identificar. A agência France Press tentou falar com o deputado, que não estava disponível, mas o seu gabinete confirmou que foi corretamente citado pelo jornal. O Ministério da Defesa recusou confirmar estas informações, alegando a confidencialidade dos dados.

A Coreia do Norte tem uma unidade com cerca de 6800 especialistas em ciberataques, segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul. Têm sido já várias as acusações de ataques informáticos de grande dimensão, nomeadamente o de 2014 contra a Sony Pictures.

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • 245 saltam de ponte de 30m no Brasil para Recorde do Guiness
    1:56
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.