sicnot

Perfil

Mundo

Rajoy pede ao Governo catalão que clarifique declaração de independência

Rajoy pede ao Governo catalão que clarifique declaração de independência

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, iniciou o mecanismo constitucional para aplicar o artigo 155, que lhe permite intervir na Catalunha. A primeira formalidade foi pedir ao líder do Governo catalão que confirme a declaração de independência.

  • Rajoy fecha porta a diálogo com os independentistas da Catalunha
    0:48

    Mundo

    O presidente do Governo espanhol fechou esta quarta-feira a porta a qualquer hipótese de diálogo ou negociação com os independentistas da Catalunha. Mariano Rajoy disse no Parlamento de Madrid que não é possível dialogar ou negociar com a ilegalidade. O poder central endureceu a posição, 24 horas depois do presidente do governo catalão ter anunciado que adiava a declaração da independência.

  • Marcelo lembra que há "um Estado espanhol"
    1:05

    País

    O Presidente da República diz que a posição de Portugal em relação à Catalunha é a de que tudo corra bem a Espanha. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta quarta-feira que o Governo português já manifestou que este é um assunto que diz respeito ao Estado espanhol.

  • "É preciso despartidarizar o sistema de Proteção Civil", diz Duarte Caldeira
    2:47
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • Arcebispo de Braga pede responsabilidades pelos incêndios
    1:40

    País

    Braga também sofreu um dos mais violentos incêndios dos últimos anos. O fogo descontrolado atravessou várias freguesias e destruiu duas empresas. A igreja, pela voz do arcebispo de Braga, pede ação e o apuramento de responsabilidades, face a esta calamidade.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06