sicnot

Perfil

Mundo

Cães pisteiros procuram novas vítimas na Califórnia

Jim Urquhart

Diversas equipas de busca e salvamento, algumas com cães pisteiros, procuravam esta quinta-feira detetar corpos na região vinícola da Califórnia devastada pelos incêndios, sugerindo que podem existir mais mortos entre as ruínas, referiram as autoridades.

Pelo menos 26 pessoas morreram, 180 ficaram feridas e cerca de 3.500 casas e estabelecimentos comerciais e outras estruturas destruídas pelas chamas, naquele que já considerado o incêndio mais destrutivo da história da Califórnia.

O xerife de Sonoma, Robert Giordano, disse que prosseguem as investigações sobre centenas de relatos de pessoas desaparecidas, e que em breve as equipas no terreno vão iniciar "buscas dirigidas" nas últimas moradas conhecidas de residentes específicos.

"Encontrámos corpos quase totalmente intactos, e encontrámos corpos reduzidos a cinza e ossos", disse o xerife.

Os incêndios deflagraram na noite de domingo por causas que ainda se desconhecem e expandiram-se rapidamente.

Alguns focos, ainda fora de controlo, continuam a ser combatidos por milhares de bombeiros, enquanto já decorrem diversas operações de rescaldo.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.