sicnot

Perfil

Mundo

Ex-líder da extrema-direita alemã funda um novo partido

Fabrizio Bensch

A antiga presidente da Alternativa para a Alemanha (AfD), partido da extrema-direita alemã que abandonou após o sucesso deste nas eleições legislativas, anunciou esta quinta-feira a criação de uma nova formação, o Partido Azul.

"Veremos a que política os eleitores vão dar os seus votos em 2019 no Saxe e mais tarde em 2021 nas eleições legislativas", declarou Frauke Petry em entrevista ao grupo de jornais regionais Redaktionsnetzwerk.

A partir de novembro, pretende desencadear uma série de reuniões públicas em particular no seu bastião do Saxe, e de seguida no conjunto da Alemanha.

Eleita deputada nacional nas legislativas de 24 de setembro pela AfD, Petry abandonou o partido que codirigia no dia seguinte, para denunciar uma deriva política e uma radicalização ilustrada por declarações muito controversas sobre os crimes nazis e os muçulmanos.

A sua deserção surpresa da AfD ilustra as rivalidades internas permanentes num movimento criado em 2013 e que está dividido entre uma corrente nacional-liberal, em perda de velocidade, e uma outra, identitária e extremista, que parece ter ganho supremacia interna no decurso das eleições legislativas.

A AfD tornou-se no primeiro movimento de extrema-direita a entrar no Bundestag (parlamento) com 13% dos votos, tornando-se no terceiro partido no hemiciclo.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.