sicnot

Perfil

Mundo

Manifestações pela união de Espanha marcam Dia da Festa Nacional

Manifestações pela união de Espanha marcam Dia da Festa Nacional

A Espanha comemora hoje o Dia Nacional, com feriado em todo o país. O rei assistiu a uma parada militar em Madrid. À mesma hora, em Barcelona, acontecia uma manifestação pela união da Espanha. O impasse entre o Governo da Catalunha e o Governo de Rajoy mantém-se. O chefe do Executivo espanhol já ameaçou suspender a autonomia caso Carles Puigdemont não volte atrás em relação à declaração de independência.

  • Situação na Catalunha marca celebrações do Dia da Festa Nacional
    1:14

    Mundo

    Celebra-se hoje em Espanha o Dia da Festa Nacional, numa altura em que a situação na Catalunha domina a atualidade. As celebrações incluem uma parada militar em Madrid. O líder catalão, Carles Puigdemont, vai estar ausente da tribuna de honra. A intervenção do rei é esperada com expectativa. A jornalista Teresa Canto Noronha está na capital espanhola a acompanhar o grande desfile.

  • Primeira página do Charlie Hebdo: "Os catalães, mais idiotas do que os corsos"

    Mundo

    O processo de independência da Catalunha foi o tema escolhido para a primeira página da última edição do jornal satírico francês Charlie Hebdo. "Os catalães, mais idiotas do que os corsos" é o título da capa, acompanhado por um cartoon com três figuras encapozadas e armadas, por trás de uma mesa coberta com um lençol branco, com uma das personagens a declarar: "Nós exigimos um debate". Esta não é a primeira vez que o jornal aborda a questão catalã e o cartoon desta última edição não deixa dúvidas quanto à opinião sobre o governo liderado por Carles Puigdemont.

  • Rajoy fecha porta a diálogo com os independentistas da Catalunha
    0:48

    Mundo

    O presidente do Governo espanhol fechou esta quarta-feira a porta a qualquer hipótese de diálogo ou negociação com os independentistas da Catalunha. Mariano Rajoy disse no Parlamento de Madrid que não é possível dialogar ou negociar com a ilegalidade. O poder central endureceu a posição, 24 horas depois do presidente do governo catalão ter anunciado que adiava a declaração da independência.

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.