sicnot

Perfil

Mundo

Manifestações pela união de Espanha marcam Dia da Festa Nacional

Manifestações pela união de Espanha marcam Dia da Festa Nacional

A Espanha comemora hoje o Dia Nacional, com feriado em todo o país. O rei assistiu a uma parada militar em Madrid. À mesma hora, em Barcelona, acontecia uma manifestação pela união da Espanha. O impasse entre o Governo da Catalunha e o Governo de Rajoy mantém-se. O chefe do Executivo espanhol já ameaçou suspender a autonomia caso Carles Puigdemont não volte atrás em relação à declaração de independência.

  • Situação na Catalunha marca celebrações do Dia da Festa Nacional
    1:14

    Mundo

    Celebra-se hoje em Espanha o Dia da Festa Nacional, numa altura em que a situação na Catalunha domina a atualidade. As celebrações incluem uma parada militar em Madrid. O líder catalão, Carles Puigdemont, vai estar ausente da tribuna de honra. A intervenção do rei é esperada com expectativa. A jornalista Teresa Canto Noronha está na capital espanhola a acompanhar o grande desfile.

  • Primeira página do Charlie Hebdo: "Os catalães, mais idiotas do que os corsos"

    Mundo

    O processo de independência da Catalunha foi o tema escolhido para a primeira página da última edição do jornal satírico francês Charlie Hebdo. "Os catalães, mais idiotas do que os corsos" é o título da capa, acompanhado por um cartoon com três figuras encapozadas e armadas, por trás de uma mesa coberta com um lençol branco, com uma das personagens a declarar: "Nós exigimos um debate". Esta não é a primeira vez que o jornal aborda a questão catalã e o cartoon desta última edição não deixa dúvidas quanto à opinião sobre o governo liderado por Carles Puigdemont.

  • Rajoy fecha porta a diálogo com os independentistas da Catalunha
    0:48

    Mundo

    O presidente do Governo espanhol fechou esta quarta-feira a porta a qualquer hipótese de diálogo ou negociação com os independentistas da Catalunha. Mariano Rajoy disse no Parlamento de Madrid que não é possível dialogar ou negociar com a ilegalidade. O poder central endureceu a posição, 24 horas depois do presidente do governo catalão ter anunciado que adiava a declaração da independência.

  • "É preciso despartidarizar o sistema de Proteção Civil", diz Duarte Caldeira
    2:47
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • Arcebispo de Braga pede responsabilidades pelos incêndios
    1:40

    País

    Braga também sofreu um dos mais violentos incêndios dos últimos anos. O fogo descontrolado atravessou várias freguesias e destruiu duas empresas. A igreja, pela voz do arcebispo de Braga, pede ação e o apuramento de responsabilidades, face a esta calamidade.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06