sicnot

Perfil

Mundo

Peritos investigam descoberta de cidadela inca no Peru

Moradores de uma comunidade na floresta tropical da região de Cusco, no sul do Peru, descobriram ruínas que poderão ser de uma cidadela inca que estava coberta por vegetação, revelou na quarta-feira o autarca de San Martin Valle, Rolando Zamora. Uma expedição liderada pelas autoridades provinciais foi enviada ao local para o explorar mais a fundo. Esta missão tem como principal objetivo a eventual confirmação do achado inca.

Os habitantes locais tropeçaram nos vestígios prováveis de um antigo local inca por acidente a 9 de setembro enquanto pastoreavam gado perto do Santuário Nacional Megantoni, de acordo com o jornal estatal Andina, citado pela agência de notícias chinesa Xinhua.

Localizado a mais de mil quilómetros a sudeste da capital peruana, Lima, o local tem vestígios de "plataformas, passagens, paredes e até de uma casa de pedra escondida entre a folhagem", de acordo com o Andina.

Segundo o autarca, o local remoto fica a cinco dias a pé da cidade de Cusco, o que explica a demora no anúncio da descoberta.

Uma expedição liderada pelas autoridades provinciais foi enviada ao local para o explorar mais a fundo, e deve regressar no fim de semana, adiantou Rolando Zamora. Esta missão tem como principal objetivo a eventual confirmação do achado inca.

Cusco, outrora capital do império Inca, acolhe uma série de sítios arqueológicos, entre os quais a célebre cidadela inca de Machu Picchu que foi declarada Património Mundial da Humanidade em 1983.

Com Lusa

  • Racionamento da água é medida de último recurso
    2:35

    País

    O ministro do Ambiente acredita que não será necessário racionar a água na casa dos portugueses, se todos fizerem um uso racional desse consumo. Mas admite medidas concretas como a diminuição da pressão da água canalizada.

  • "O polvo está perfeitamente à rasca"
    1:45