sicnot

Perfil

Mundo

Peritos investigam descoberta de cidadela inca no Peru

Moradores de uma comunidade na floresta tropical da região de Cusco, no sul do Peru, descobriram ruínas que poderão ser de uma cidadela inca que estava coberta por vegetação, revelou na quarta-feira o autarca de San Martin Valle, Rolando Zamora. Uma expedição liderada pelas autoridades provinciais foi enviada ao local para o explorar mais a fundo. Esta missão tem como principal objetivo a eventual confirmação do achado inca.

Os habitantes locais tropeçaram nos vestígios prováveis de um antigo local inca por acidente a 9 de setembro enquanto pastoreavam gado perto do Santuário Nacional Megantoni, de acordo com o jornal estatal Andina, citado pela agência de notícias chinesa Xinhua.

Localizado a mais de mil quilómetros a sudeste da capital peruana, Lima, o local tem vestígios de "plataformas, passagens, paredes e até de uma casa de pedra escondida entre a folhagem", de acordo com o Andina.

Segundo o autarca, o local remoto fica a cinco dias a pé da cidade de Cusco, o que explica a demora no anúncio da descoberta.

Uma expedição liderada pelas autoridades provinciais foi enviada ao local para o explorar mais a fundo, e deve regressar no fim de semana, adiantou Rolando Zamora. Esta missão tem como principal objetivo a eventual confirmação do achado inca.

Cusco, outrora capital do império Inca, acolhe uma série de sítios arqueológicos, entre os quais a célebre cidadela inca de Machu Picchu que foi declarada Património Mundial da Humanidade em 1983.

Com Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14