sicnot

Perfil

Mundo

Talibãs libertam família norte-americana raptada há 5 anos

Uma família norte-americana raptada em 2012 por talibãs afegãos foi agora libertada. Um casal e os três filhos voltaram a poder saborear a liberdade.

A família, que vivia no estado norte-americano da Pensilvânia, foi raptada durante uma viagem ao Afeganistão, num momento em que faziam as malas e preparavam o regresso.

A norte-americana Caitlan Coleman e o marido canadiano Joshua Boyle tinham dois filhos no momento do rapto. Caitlan, na altura grávida, acabou por ter o terceiro enquanto a família estava em cativeiro.

Segundo a BBC, que cita o exército paquistanês, a operação de resgate aconteceu depois de ter surgido uma pista durante uma operação junto à fronteira com o Afeganistão.

Caitlan Coleman, Joshua Boyle e um dos filhos do casal.

Caitlan Coleman, Joshua Boyle e um dos filhos do casal.

YouTube

Numa curta declaração, o Presidente norte-americano agradeceu ao Governo e ao exército paquistaneses, referindo que o Paquistão e vários outros países "voltaram a respeitar os Estados Unidos".

O Presidente dos EUA, Donald Trump.

O Presidente dos EUA, Donald Trump.

Kevin Lamarque

Donald Trump revelou também que a família tinha sido raptada pela rede Haqqani, um grupo terrorista com ligação aos talibãs.

O Governo canadiano também reagiu. A ministra dos Negócios Estrangeiros, Chrystia Freeland, refere que o Executivo está "bastante aliviado" pela família ter sido resgatada, sã e salva.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Chrystia Freeland.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Chrystia Freeland.

Edgard Garrido

Um vídeo divulgado em janeiro mostra o casal e um dos filhos, com Joshua Boyle a revelar que tinha recebido uma carta da família e a manifestar esperança de que "tudo se resolva o mais rapidamente possível".

A BBC refere que os serviços de informação norte-americanos estavam a acompanhar a situação da família no Afeganistão, que seguiu, em outubro do ano passado, para o Paquistão.

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.