Uganda expulsa peritos militares norte-coreanos para cumprir sanções da ONU

Lee Jin-man
20.10.2017 18h37
O Governo do Uganda expulsou especialistas militares e diretores das empresas norte-coreanas que operam no país, cumprindo as sanções decretadas pelas Nações Unidas contra a Coreia do Norte devido ao programa de armamento nuclear de Pyongyang.
O anúncio da decisão foi feito em Campala pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros ugandês, Okello Oryem, que, em declarações à agência noticiosa AP, garantiu que todos os diretores de empresas norte-coreanas que operam no Uganda já deixaram o país.
Segundo o governante ugandês, no país estão apenas alguns diplomatas, a aguardar o regresso a Pyongyang, ou indivíduos que não se inscrevem naquelas duas categorias.
Okello Oryem salientou que o Governo ugandês exigiu especificamente a saída de pessoas ligadas à Korea Mining Development Trading Corporation, um dos intermediários primários no negócio de venda de armamento e que está sob sanções, tanto da ONU como dos Estados Unidos.
Quanto aos peritos militares, que há décadas são dos principais parceiros na formação do exército e forças de segurança do Uganda, já todos deixaram praticamente o país.
Os países africanos têm estado sob pressão crescente para o total cumprimento das sanções das Nações Unidas a Pyongyang.
Lusa
Relacionados
-
Embaixador diz que Pyongyang planeia lançar vários satélites
O "número dois" da representação diplomática da Coreia do Norte na ONU afirmou que o país planeia lançar vários satélites e acusou Washington de tentar bloquear os seus esforços para alcançar um desenvolvimento espacial pacífico.
-
UE adota novas sanções contra a Coreia do Norte
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) adotaram hoje novas sanções contra a Coreia do Norte, em resposta ao teste de uma bomba nuclear, no início de setembro, por Pyongyang.
Na Homepage
- 4:01
- 2:03
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27