sicnot

Perfil

Mundo

UE vai doar às vítimas dos incêndios montante do prémio Princesa das Astúrias

Oliveira de Frades

NUNO ANDR\303\211 FERREIRA

A União Europeia (UE) anunciou esta segunda-feira que vai entregar os 50.000 euros do prémio Princesa das Astúrias da Concórdia às vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha, uma decisão "simbólica" para mostrar "proximidade" com as populações afetadas.

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, disse hoje, na abertura da sessão plenária em Estrasburgo, que a decisão foi tomada conjuntamente com os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk.

"É uma decisão simbólica com a qual queremos mostrar proximidade com as comunidades e as vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha", afirmou Tajani.

Os incêndios de 15 de outubro fizeram 44 mortos e 70 feridos em Portugal e 4 mortos e dezenas de feridos em Espanha.O PE observou hoje um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos fogos.

"O fenómeno é preocupante e merece toda a nossa atenção. Só este ano, na Europa, arderam 750.000 hectares e mais de 100 pessoas perderam a vida", lamentou o político italiano.

Tajani sublinhou "a necessidade e a urgência de instituir um corpo de proteção civil europeu" e de "simplificar o contexto normativo para permitir às populações obter uma ajuda imediata".

A UE foi distinguida em junho passado com o prémio Princesa das Astúrias da Concórdia como "modelo único de integração política supranacional".

Lusa

  • Nunca mais
    9:16

    Reportagem Especial

    No Alto Minho, em concelhos como Monção, os fogos não fizeram vítimas mas provocaram elevados prejuízos. Já na vizinha Galiza, chora-se a morte de quatro pessoas e a destruição de casas, empresas e milhares de hectares de floresta. A reportagem da SIC andou nos últimos dias entre o norte de Portugal e a Espanha, onde o fogo caminhou sem fronteiras.

  • Bruxelas continua a analisar pedido de Portugal ao Fundo Europeu de Solidariedade
    0:14

    País

    Bruxelas ainda está a analisar o pedido que Portugal fez um julho ao Fundo Europeu de Solidariedade, após os incêndios em Pedrógão Grande. Na altura, estavam em causa 193 milhões de danos diretos, num total perto de 500 milhões de prejuízos. O porta-voz da Comissão Europeia Johannes Bahrke confirmou a atualização dos montantes da parte do Governo português.

  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29