sicnot

Perfil

Mundo

Sabia que o Halloween nasceu na Europa há dois mil anos?

Mike Segar

A famosa noite de Halloween começou há mais de dois mil anos com as festas Samhain, que celebravam a passagem do ano a 1 de novembro. A tradição celta assinalava o fim do verão entre 30 de outubro e 2 de novembro e era celebrada na Irlanda, Escócia e Ilha de Man.

Quando começou a tradição

O Samhain (termo de origem gaélica que significa "fim do verão") marcava o início do inverno e do novo ano celta que, de acordo com o calendário gregoriano adotado no século XVI, se comemorava a 1 de novembro. Era a celebração mais importante do antigo calendário celta.

Normalmente os festejos duravam três dias e coincidiam as celebrações católicas da Vigília de Todos os Santos (noite de 31 de outubro), Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e Dia dos Fiéis Defuntos (2 de novembro). Por essa razão a Igreja Católica sempre esteve contra o Halloween.

As pessoas acreditavam que durante o Samhaim as almas dos mortos regressavam a casa para visitar os familiares, pedir comida e aquecer o espírito com o fogo das lareiras.

A celebração do Halloween também não era bem vista pela Inquisição, uma vez que esta perseguia todas as pessoas que participassem em rituais pagãos ou práticas curandeiras.

Andrew Kelly

Origem da palavra Halloween

O termo "Halloween" surgiu apenas no século XVII e é uma abreviatura escocesa de "Allhallow-even", que significa "noite de todos os santos" ("eve of all saints"). Em Portugal é mais conhecido como a Noite das Bruxas.

A chegada do Halloween aos Estados Unidos

Só no século XIX é que o Halloween chegou aos Estados Unidos da América e ao Canadá. Perto de um milhão de irlandeses fugiram do país na sequência da Grande Fome (1845 e 1849) e foi nessa altura que os norte-americanos se apoderaram de uma tradição com origens britânica e irlandesa. Começaram a usar fatos e máscaras, a pedir dinheiro e comida aos vizinhos, até que a tradição ganhou o famoso slogan "trick or treat" (em português doçura ou travessura).

O Halloween é atualmente o feriado comercialmente mais lucrativo nos Estados Unidos da América. Todos os anos são gastos em média 4000 milhões de euros em máscaras, doces e enfeites de Halloween.

Mike Segar

Como é festejada a noite de Halloween

A noite de Halloween é comemorada um pouco por todo o mundo. Crianças vestem-se de bruxas, vampiros, múmias, esqueletos, etc. e percorrem as casas vizinhas em busca de doces ou presentes. No final da noite juntam-se para uma pequena festa onde dançam, bebem e comem os alimentos que conseguiram juntar ao longo da noite. No caso das crianças mais pequenas, acabam por ir para a cama e devorar o saco dos doces na manhã de 1 de novembro.

Suzanne Plunkett

As casas ficam assombradas, "vestem-se" de negro, com teias de aranha e abóboras sem polpa com velas dentro. Algumas pessoas vão mais longe e criam múmias assustadoras (e outras personagens bizarras) para colocar à porta de casa. Tudo pelo Halloween!

  • Inglaterra goleia o Panamá e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / Inglaterra

    A Inglaterra venceu o Panamá por 6-1 e garantiu, assim, a qualificação para os oitavos-de-final do Mundial quando ainda falta um jogo para terminar a fase de grupos. Só na primeira parte, a equipa inglesa marcou cinco golos, sendo que dois resultaram de penáltis. Destaque para Harry Kane que hoje fez um hat-trick e soma, portanto, cinco golos só neste Mundial. Referência para o Panamá que ao minuto 78 marcou o primeiro golo de sempre num Mundial. No último encontro Inglaterra e Bélgica irão discutir o primeiro lugar do Grupo G.

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37