sicnot

Perfil

Mundo

Príncipe e 7 delegados da Arábia Saudita morrem em queda de helicóptero

Faisal Al Nasser

A queda de um helicóptero na Arábia Saudita provocou a morte dos oito ocupantes, "entre os quais um príncipe" e elementos da administração do reino, disse hoje o ministro do Interior.

Segundo o ministro saudita do Interior o aparelho despenhou-se na província de Asir na altura em que os passageiros visitavam projetos públicos perto da localidade de Abha, a cerca de 160 quilómetros da fronteira com o Iémen.

A Arábia Saudita lidera uma coligação militar contra as forças houthi, do Iémen, desde março de 2015.

As autoridades ligadas à segurança do reino saudita não indicaram ainda as causas que provocaram a queda do helicóptero acrescentando que ainda se encontram a tentar localizar os destroços.

Os representantes das forças houthi, no Iémen ainda não se referiram ao helicóptero que transportava a comitiva oficial saudita enquanto a televisão do grupo Al Masirah apenas se referiu à queda de um aparelho.

A estação de televisão Al Arabiya, no Dubai, refere que no acidente morreu o príncipe Mansour Bin Muqrin e sete outros passageiros que se encontravam a bordo do helicóptero.

O príncipe Mansour era vice-governador da província de Asir e filho do príncipe Muqrin Bin Abdulaziz, antigo diretor dos serviços secretos, e um dos herdeiros do reino.

O príncipe Muqrin foi afastado da linha de sucessão pelo meio irmão, o rei Salman, que mostrou preferência pelo príncipe Mohmamed Bin Nayef, antigo ministro do Interior e ligado a atividades antiterroristas.

Em junho, o rei Salman acabou por afastar igualmente o príncipe Mohamemed, a favor do príncipe Mohammed Bin Salman, como primeiro na linha de sucessão da monarquia saudita.

No passado sábado dezenas de elementos da monarquia, oficiais militares, ministros e empresários foram presos durante uma operação anticorrupção e reforçando a posição do príncipe Mohammed Bin Salman.

Com Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC