sicnot

Perfil

Mundo

Leões com comportamentos gay "precisam de terapia, estão possuídos por demónios"

O responsável pelo Kenya Film Classification Board (KFCB), entidade que atribui pontuações aos filmes antes de serem lançados naquele país africano, reagiu a uma imagem de dois leões machos em posição de acasalamento e a observação que fez não foi aceite por todos. Ezekiel Mutua atribui a responsabilidade ao turismo gay ou... a demónios.

No passado dia 2 de novembro, Ezekial Mutua publicou uma entrevista ao canal de notícias Naibori News, na sua conta do Twitter, em que falava sobre uma imagem da cópula entre dois leões machos no Parque Natural de Masai Mara, no Quénia.

"Os cientistas deviam estudar este comportamento estranho. Tal como nos seres humanos, o objetivo principal do sexo é a procriação", escreveu Ezekial Mutua na legenda da publicação.

Mutua alertou ainda que "Se os leões começam com este comportamento homossexual, então será certamente o fim das espécies animais" e sugeriu que os os leões fossem isolados.

Segundo o El País, as palavras de Mutua provocaram uma onda de revolta e indignação nas redes sociais.

"Vai isolar os leões sozinho, se é homem para isso", comentou um utilizador.

O responsável pelo Kenya Film Classification Board explicou que, de acordo com o seu ponto de vista, só existiam duas razões para os leões se comportarem assim: ou observaram os casais gay que visitam o parque, ou estão possuídos por "forças demoníacas".

Mutua é conhecido no Quénia por ser contra a comunidade LGBT e por proibir qualquer filme ou série em que a homossexualidade seja abordada, seja qual for a forma.

Um outro utilizador do Twitter escreveu que Mutua devia "proibir os programas com robôs, violência e tiros que também são ilegais no Quénia".

Oiça aqui a entrevista na íntegra:

Recentemente, o Disney Channel lançou a segunda temporada do programa Andi Mack, que fala sobre a identidade sexual de uma das personagens principal. A série foi proibida de passar no Quénia porque, segundo Mutua, "as crianças devem receber informação de que uma família consiste na união entre pessoas do sexo oposto. "Nenhum programa infantil com conteúdo gay será transmitido no país", acrescentou.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15