sicnot

Perfil

Mundo

A nova Barbie usa véu islâmico e é inspirada numa atleta olímpica

Andrew Kelly

A primeira boneca Barbie a usar um véu islâmico foi lançada em homenagem à primeira mulher norte-americana a usar o lenço durante uma competição olímpica. Trata-se da esgrimista Ibtihaj Muhammad, que ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

O rosto da boneca foi criado a partir de Ibtihaj Muhammad, que disse à BBC que era "um sonho de criança tornado realidade".

A Mattel, fabricante da Barbie, tem vindo a ser criticada por criar bonecas demasiado magras e por as sexualizar. Agora, a marca planeia lançar em 2018 uma série de novas figuras baseadas em "mulheres inspiradoras".

Segundo o jornal inglês, a Barbie com o véu islâmico foi lançada num evento que premeia as mulheres do ano pela revista norte-americana Glamour.

"Quando penso sobre o meu percurso, sendo uma mulher islâmica envolvida na esgrima, houve sempre alguém que fez-me sentir que não pertencia ali", confessou a atleta olímpica, citada pela BBC. "Para todas aquelas pessoas que não acreditaram em mim, esta Barbie é para vocês."

Ibtihaj Muhammadnos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 2016

Ibtihaj Muhammadnos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 2016

Issei Kato

Em criança, Ibtihaj Muhammad costumava fazer pequenos véus islâmicos para colocar nas suas bonecas, de modo a que parecessem mais consigo e as suas irmãs.

Esta Barbie foi criada à sua medida e para além das roupas do dia a dia, a boneca terá ainda uma vestimenta de esgrima.

A atleta confessou ao jornal inglês que esperava que esta Barbie pudesse inspirar as meninas "a abraçar aquilo que as torne únicas".

MATTEL / HANDOUT

  • "O polvo está perfeitamente à rasca"
    1:45
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As denúncias do Benfica estiveram em análise ontem no programa O Dia Seguinte da SIC Notícias. Rui Gomes da Silva considera graves algumas das acusações feitas pelos encarnados. Já Paulo Andrade e José Guilherme Aguiar consideram que tudo não passa de uma manobra de diversão do Benfica.