sicnot

Perfil

Mundo

A nova Barbie usa véu islâmico e é inspirada numa atleta olímpica

Andrew Kelly

A primeira boneca Barbie a usar um véu islâmico foi lançada em homenagem à primeira mulher norte-americana a usar o lenço durante uma competição olímpica. Trata-se da esgrimista Ibtihaj Muhammad, que ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

O rosto da boneca foi criado a partir de Ibtihaj Muhammad, que disse à BBC que era "um sonho de criança tornado realidade".

A Mattel, fabricante da Barbie, tem vindo a ser criticada por criar bonecas demasiado magras e por as sexualizar. Agora, a marca planeia lançar em 2018 uma série de novas figuras baseadas em "mulheres inspiradoras".

Segundo o jornal inglês, a Barbie com o véu islâmico foi lançada num evento que premeia as mulheres do ano pela revista norte-americana Glamour.

"Quando penso sobre o meu percurso, sendo uma mulher islâmica envolvida na esgrima, houve sempre alguém que fez-me sentir que não pertencia ali", confessou a atleta olímpica, citada pela BBC. "Para todas aquelas pessoas que não acreditaram em mim, esta Barbie é para vocês."

Ibtihaj Muhammadnos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 2016

Ibtihaj Muhammadnos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 2016

Issei Kato

Em criança, Ibtihaj Muhammad costumava fazer pequenos véus islâmicos para colocar nas suas bonecas, de modo a que parecessem mais consigo e as suas irmãs.

Esta Barbie foi criada à sua medida e para além das roupas do dia a dia, a boneca terá ainda uma vestimenta de esgrima.

A atleta confessou ao jornal inglês que esperava que esta Barbie pudesse inspirar as meninas "a abraçar aquilo que as torne únicas".

MATTEL / HANDOUT

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.