sicnot

Perfil

Mundo

Australianos dizem "Sim" ao casamento entre pessoas do mesmo sexo

Jason Reed

Mais de 60% votaram a favor da legalização do casamento entre homossexuais. A Agência Nacional de Estatística da Austrália divulgou esta terça-feira os resultados do referendo não vinculativo sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e avançou o resultado histórico com uma participação nacional de 79,5%.

Os boletins de votos começam a ser distribuídos pelos australianos a 12 de setembro e tiveram de ser devolvidos a 7 de novembro, com uma resposta sobre a legalização do casamento entre homossexuais.

Os eleitores australianos deram a sua opinião e 61,6% disse mesmo concordar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, tinha prometido que caso o "Sim" vencesse neste referendo, que a questão do casamento entre homossexuais poderia ser discutida e alterada no parlamento ainda antes do final de 2017.

Malcolm Turnbull deixou uma mensagem de apoio aos australianos na rede social Twitter, comprometendo-se a discutir a alteração da lei ainda antes do Natal.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14
  • Ambientalistas consideram insuficiente estratégia de Bruxelas para reduzir plástico
    2:07