sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 18 o número de mortos num atentado suicida na Nigéria

Tyrone Siu

O número de mortos no quádruplo atentado suicida cometido esta quarta-feira na Nigéria subiu para 18, com a autoria confirmada do grupo jihadista Boko Haram.

O atentado acontecey em Konduga, a poucos quilómetros de Maiduguri, a principal cidade do nordeste do país.

Segundo um porta-voz da polícia, a primeira explosão deu-se num pátio de orações da mesquita local e depois sucederam-se as outras três, todas na mesma área.

As autoridades confirmam agora que morreram 14 vítimas e os quatro terroristas.

O Boko Haram quer impor um Estado islâmico na Nigéria, país dividido entre as religiões cristã e muçulmana.

Os ataques terroristas têm aumentado de frequência nos últimos meses no nordeste da Nigéria, apesar de os terroristas terem sido perseguidos e expulsos de vários territórios pelas forças de segurança do país.

Desde que a ofensiva jihadista começou, em 2009, mais de 20.000 pessoas morreram e cerca de 1,9 milhões tiveram que deixar as suas casas, segundo as Nações Unidas.

Lusa

  • Explosão em restaurante no Canadá causa pelo menos 15 feridos, 3 graves
    0:56

    Mundo

    Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas numa explosão em Mississauga, Ontário, no Canadá. Três vítimas estão em estado grave. Os feridos foram levados para vários hospitais da zona. De acordo com as autoridades, a explosão foi causada por dois homens, com cerca de 20 anos, num restaurante indiano, que fugiram do local depois do ataque. A zona foi evacuada e a polícia está a investigar o caso.

    Em atualização

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC