sicnot

Perfil

Mundo

As vantagens de beber café

Jorge Silva

Um estudo da revista BMJ revela que o consumo moderado de café diminui o risco de doenças hepáticas e cancerígenas, bem como de acidentes vasculares cerebrais. Os investigadores recomendam 400mg de cafeína por dia, o equivalente a três ou quatro chávenas de café.

O estudo da revista BMJ revela que o consumo moderado de café diminui o risco de doenças hepáticas e cancerígenas, bem como de acidentes vasculares cerebrais.

No entanto, os investigadores não garantem que o não consumo de café possa levar ao desenvolvimento dessas doenças e defendem que quem não bebe café, não deve começar a fazê-lo, apenas por razões de saúde.

O grupo de cientistas da Universidade de Southampton, nos EUA, que reuniu os dados sobre o impacto do café na saúde observou mais de 200 estudos sobre o caso.

Paul Roderick, co-autor do estudo e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton, disse, no entanto, que o consumo de café não é o único fator que contribui para a diminuição do risco de doenças hepáticas e cancerígenas.

"Fatores como a idade, o tabagismo, e a prática de exercício físico podem ter efeito nas pessoas", acrescentou o professor.

Paul Roderick garantiu ainda que estudos recentes indicaram que o café pode ter alguns riscos quando consumido de forma exagerada, mas que os benefícios do consumo moderado são bastante superiores.

O National Health Service (Serviço Nacional de Saúde britânico, traduzido) recomenda que as mulheres grávidas não consumam mais de 200mg de cafeína por dia, o equivalente a duas chávenas de café.

Para todos os outros adultos, os investigadores recomendam 400mg de cafeína por dia, o equivalente a três/quatro chávenas de café.

Produtos com cafeína

  • Uma caneca de chá: 75mg de cafeína
  • Uma lata de Coca-Cola: 40mg de cafeína
  • Uma lata de bebida energética de 250ml: mais de 80mg de cafeína
  • Uma barra de chocolate simples: menos de 25mg de cafeína
  • Uma barra de chocolate com leite: menos de 10mg de cafeína

Os investigadores deixam ainda outra recomendação: que os consumidores de café sejam também saudáveis. Querendo isto dizer que ao beber café deve deixar de lado o acúçar, o leite e as natas.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57