sicnot

Perfil

Mundo

Israel destaca reforços militares na Cisjordânia após anúncio de Trump

Mohamad Torokman

O exército israelita anunciou hoje que vai destacar forças suplementares na Cisjordânia, território palestiniano ocupado, após a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

Um porta-voz do exército israelita indicou que os batalhões adicionais vão ser enviados para a Cisjordânia, e que outras forças estarão prontas para intervir, depois de o controverso anúncio de Donald Trump ter levantado receios de uma onda de violência. O exército israelita não referiu, porém, o número de efetivos em causa.

O movimento islâmico Hamas incitou também hoje a uma nova revolta popular palestiniana.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu, na quarta-feira, Jerusalém como capital de Israel, tornando-se no único país do mundo a tomar essa decisão, que representa uma rutura com décadas de neutralidade da diplomacia norte-americana no âmbito do dossiê israelo-palestiniano.

Nesse sentido, ordenou a transferência da embaixada norte-americana de Telavive para Israel, uma posição que desencadeou uma série de críticas da comunidade internacional e fez disparar a tensão na região.

Lusa

  • Hamas apela a uma nova Intifada

    Mundo

    O movimento islâmico Hamas incitou hoje a uma nova revolta popular palestiniana contra a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, que reconheceu Jerusalém como a capital de Israel.

  • Irão diz que decisão de Trump pode provocar uma nova intifada
    2:16

    Mundo

    O Presidente da autoridade palestiniana anunciou que nos próximos dias vai reunir-se com todas as fações para preparar uma resposta à decisão de Donald Trump, que esta quarta-feira reconheceu Jerusalém como a capital de Israel. Já o Irão diz que a decisão dos Estados Unidos pode provocar uma nova intifada ou uma revolta palestiniana. O anúncio foi o rastilho de muitos protestos, sobretudo no mundo árabe. Na Turquia, centenas de pessoas juntaram-se nas ruas de Istambul e de Ancara.

  • Donald Trump promete lutar contra "os inimigos" de Israel
    2:46

    Mundo

    O Presidente norte-americano sempre manifestou apoio a Israel. Ainda enquanto candidato à presidência, Donald Trump deixava a promessa de tudo fazer para lutar contra "os inimigos" de Israel e chegou mesmo a defender o país nas Nações Unidas, em setembro. Esta quarta-feira, reconheceu Jerusalém como capital da Israel.

  • Sismo de 3,1 com epicentro a 8 km de Almodôvar

    País

    Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter com epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, distrito de Beja, foi hoje sentido no continente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • ADSE quer poupar 29 milhões com nova tabela de preços
    2:50

    Economia

    A nova tabela de preços - que a ADSE quer que entre em vigor a 1 de março - pretende poupar 29 milhões de euros, nos cuidados de saúde prestados fora das unidades públicas aos funcionários do Estado. Os hospitais privados consideram a proposta irreal e ameaçam pôr fim aos acordos com a ADSE.

  • Paris afetada por praga de ratos
    1:03