sicnot

Perfil

Mundo

Pequim condena "mentalidade da Guerra Fria" de Washington

Mark Schiefelbein / AP

A República Popular da China pediu hoje aos Estados Unidos para abandonar a "mentalidade da Guerra Fria" e tratar das divergências de forma construtiva respondendo ao presidente norte-americano que considerou o país como "rival" e "concorrente estratégico".

"Pedimos aos Estados Unidos que deixe de distorcer os interesses estratégicos da China e abandone o jogo de soma zero e a mentalidade da Guerra Fria", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Hua Chunying, numa conferência de imprensa na capital chinesa.

Hua insistiu no ponto de vista de Pequim de que a "cooperação de mútuo benefício é a única cooperação viável" para os dois países tendo pedido a "adoção de uma via construtiva" capaz de resolver as "diferenças".

Pequim reagia assim à nova estratégia de segurança do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentada nas últimas horas em que Washington aponta a China e a Rússia como concorrentes a nível estratégico. Num discurso em Washington, Trump apontou os dois países como "poderosos rivais" que podem eventualmente constituir potenciais ameaças para os Estados Unidos.

Hua sublinhou que a China mantém um caminho de "desenvolvimento pacífico" através da cooperação cada vez maior com os outros países apoiando, cada vez mais, as Nações Unidas:"A China contribuiu e protege a ordem internacional" com uma diplomacia que é "bem acolhida em todo o mundo", disse também o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Sendo assim, sublinhou, "é inútil que qualquer país venha distorcer os factos para desacreditar a China" e insistiu que "ninguém deve ter ilusões" sobre a República Popular da China em questões de defesa da soberania e interesses estratégicos.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.