sicnot

Perfil

Mundo

Neva na Florida pela primeira vez em quase 30 anos

Stephen B. Morton

Uma forte tempestade de inverno fez esta quarta-feira nevar em Tallahassee, no Estado norte-americano da Florida, pela primeira vez em quase 30 anos, antes de subir pela costa atlântica e cobrir de neve e gelo o sul dos Estados Unidos.

Os meteorologistas alertaram que a tempestade poderá em breve intensificar-se e transformar-se num "furacão bombástico", à medida que se desloca pela costa leste acima, levando consigo ventos ciclónicos, inundações na área costeira, devido a vagas com mais de sete metros, e mais de 30 centímetros de altura de neve, até chegar, na quinta-feira, à região das cidades de Boston e Nova Iorque, onde deverá igualmente registar-se queda de neve.

Pelo menos 16 mortos é, neste momento, o balanço das temperaturas perigosamente baixas que durante dias se fizeram sentir em largas parcelas do território de estados como o Texas e Nova Inglaterra.

As escolas do sudeste do país encerraram e a polícia está a instar os condutores a manterem-se fora das estradas, numa região pouco habituada aos rigores do inverno comuns no nordeste dos Estados Unidos.

As baixas temperaturas obrigaram ao encerramento dos aeroportos de Savannah, Georgia, e Charleston, Carolina do Sul, onde estava prevista queda de neve até entre oito e dez centímetros de altura a cerca de 32 quilómetros da faixa costeira.

A autoestrada que liga os dois estados transformou-se numa pista de gelo ao longo de 97 quilómetros, fazendo a polícia perder a conta ao número de acidentes registados, quando estes chegaram às centenas.

Lusa

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38