sicnot

Perfil

Mundo

Vaga de frio nos EUA já matou pelo menos 11 pessoas em 24 horas

Lucas Jackson

Pelo menos 11 pessoas morreram nas últimas 24 horas nos Estados Unidos devido a uma vaga de frio que está a atingir valores recorde e que continua a avançar pelo território continental, noticiou esta terça-feira a imprensa local.

De acordo com a cadeia de televisão CNN, onze pessoas morreram desde a manhã de terça-feira devido à exposição às baixas temperaturas trazidas por uma massa de ar do Ártico que afeta a maior parte do país.

Pelo menos cinco pessoas morreram no Estado do Wisconsin, quatro no Texas, um no Dakota do Norte e outro no Missouri.

A vaga de frio tem vindo a congelar lagos, margens dos rios e piscinas privadas e provocou o cancelamento de algumas das tradicionais celebrações do ano novo.

Nos dois últimos dias de 2017, o frio já tinha causado a morte a três pessoas.

"A massa de ar do Ártico vai continuar forte sobre os dois terços mais a Leste do país até ao final da semana", publicou no Twitter o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), salientando que esta parte do território vai sofrer "temperaturas muito frias e ventos gélidos perigosos".

Na terça-feira registaram-se novos mínimos - pulverizando recordes com décadas. Em Dayton (Ohio), o mercúrio marcou 25 graus abaixo de zero (batendo um recorde de 1898; em Salisbury (Maryland) a temperatura baixou para 14 abaixo de zero (quebrando o anterior mínimo de 1918).

Estas condições meteorológicas, informou o NWS, podem trazer hoje precipitação sob a forma de neve e gelo na Costa Atlântica, especialmente na Florida e na Carolina do Norte.

O NWS indicou que hoje e quinta-feira, a Costa Leste - de norte a sul - sofrerá fortes nevadas e precipitação de gelo, apelando a que os habitantes das regiões evitem viagens de carro devido aos "consideráveis problemas de deslocação" previstos pelas autoridades.

No Estado da Geórgia, o governador, Nathan Deal, declarou o estado de emergência em 28 condados.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC